Notícias

Aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac é retomada, em Campina Grande

Doses são insuficientes para todo o público com a segunda dose em atraso.




A aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac será retomada em Campina Grande, a partir desta sexta-feira (23). O município recebeu apenas 920 doses do imunizante e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que é insuficiente para vacinar todo o público com a dose atrasada.

Por isso, a SMS informou que vai priorizar o público que deveria ter tomado a segunda dose do imunizante no dia 18 de abril. Para isso, as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão entrar em contato com as pessoas que se enquadram neste perfil para realizar a aplicação.

Quem tinha previsão de receber a segunda dose da CoronaVac do dia 20 de abril em diante, deve continuar aguardando a chegada de novas doses.

Os idosos de 60 anos também serão vacinados nesta sexta-feira (23), na Pirâmide do Parque do Povo e nas Unidades Básicas de Saúde, para primeira dose. O objetivo é finalizar 100% dos idosos do município.

O Ministério da Saúde sinalizou que enviará mais unidades da vacina CoronaVac para a Paraíba na semana que vem. Dessa remessa que chegará, a Comissão Estadual de Vacinação da Covid-19 aprovou o uso exclusivo dessas doses para realizar a segunda dose em atraso.

Campina Grande também vai receber uma remessa com 4.390 doses da vacinas Oxford/AstraZeneca, iniciando a vacinação dos profissionais de saúde cadastrados no site. O atendimento será feito por faixa etária. Só vão ter acesso à vacina os profissionais cadastrados, depois de uma triagem que será realizada dos dados e documentos comprobatórios enviados à secretaria.

Os profissionais de saúde serão vacinados em quatro dias, por faixa etária. No sábado (24), será realizada a vacinação dos profissionais de saúde de 50 anos acima. No domingo (25), será a vez dos trabalhadores de saúde de 40 anos de idade acima. Na segunda-feira (26) a imunização segue com as aqueles que têm a partir de 30 anos e na terça-feira (27) o público de profissionais de saúde será encerrado com pessoas a partir de 18 anos. As ações acontecem na Pirâmide do Parque do Povo em formato drive-in e no ginásio O Meninão, em modelo drive-thru.

Outro grupo que será contemplado nesta nova fase da campanha de imunização, é o das pessoas vivendo com HIV/Aids. O atendimento será feito na unidade de referência em diagnóstico e tratamento, onde já são assistidos. As equipes do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) informarão, diretamente ao público, sobre os dias e horários de vacinação.

A vacinação dos trabalhadores de segurança pública é executada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Nesta nova remessa, 200 doses do quantitativo enviado para Campina Grande da vacina CoronaVac serão voltadas para a aplicação das segundas doses deste público.

A SMS vai emitir um documento técnico, explicitando quais serão os critérios de prioridades, dentro do grupo de pessoas com comorbidades. Após esta etapa, será realizada uma triagem em todos os cadastros realizados para, em seguida, ser iniciada a vacinação deste público.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.