Mundo

Naufrágio deixa mais de 20 mortos na costa da Turquia

Segundo a agência Dogan, 211 pessoas que estavam a bordo do barco foram resgatadas em águas internacionais entre Datca, na Turquia, e a ilha grega de Kos.




O naufrágio de uma embarcação precária próximo à costa da Turquia ontem deixou ao menos 22 mortos, incluindo quatro crianças, informaram os meios de comunicação do país.

Segundo a agência privada Dogan, 211 pessoas que estavam a bordo do barco foram resgatadas em águas internacionais entre a cidade costeira de Datca, na Turquia, e a ilha grega de Kos. A origem das pessoas e a causa do naufrágio não foram informados.

Há cerca de duas semanas, um barco que fazia o trajeto entre a Turquia e a Grécia matou 12 refugiados sírios. Dentre os mortos estava Aylan Kurdi, 3, cujas fotos em uma praia na Turquia chocaram o mundo e chamaram as atenções para a crise humanitária relacionada ao crescente fluxo de pessoas que tentam chegar à Europa.

Segundo a Acnur (Agência das Nações Unidas para Refugiados), ao menos 380 mil migrantes e refugiados cruzaram o Mediterrâneo em 2015.

Situação na Hungria

A Hungria afirmou ter detido 60 pessoas ontem após a entrada em vigor de uma nova legislação que torna crime cruzar a fronteira com a Sérvia e que planeja indiciar aqueles que foram pegos.

Também nesta ontem, o país declarou estado de emergência na fronteira com a Sérvia, permitindo, assim, o envio do Exército para a região para tentar impedir imigrantes e refugiados de entrarem no país.

A lei é uma resposta à crise de refugiados que leva muitos solicitantes de asilo, muitos dos quais provenientes da Síria, a seguir para a Europa em busca de asilo. Em razão da crise, a chanceler alemã, Angela Merkel, pediu que uma reunião de cúpula da União Europeia fosse marcada já para a semana que vem.

A fronteira da Sérvia com a Hungria, atualmente demarcada por uma cerca de arame farpado -e que está sendo substituída por outra, maior-, é uma das principais portas de entrada de refugiados na União Europeia (UE).


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.