Mundo

Divulgado relatório sobre o Paraguai

Relatório sobre a visita ao Paraguai do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, deverá ser apresentado hoje.




O relatório sobre a visita ao Paraguai do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, deverá ser apresentado hoje aos integrantes da instituição. Insulza esteve em visita ao Paraguai para verificar a situação do país depois do impeachment do ex-presidente Fernando Lugo. Informações da Agência Brasil.

Durante a visita, Insulza teve reunião com o novo presidente , com ministros de Estado, representantes do Congresso Nacional, ministros de cortes de Justiça e com Lugo.

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) suspenderam o Paraguai até que seja realizada eleição para presidente, marcada para o próximo ano.

Os dois blocos suspenderam o país das atividades políticas com o argumento de que houve ruptura da ordem democrática com a deposição de Lugo. A expectativa é que uma ação da OEA em retaliação ao impeachment de Lugo é improvável, pois há divergências entre os integrantes da organização.

Junto com Insulza viajaram representantes dos Estados Unidos, do Canadá, do México, de Honduras e do Haiti – países que até o momento não se mostraram dispostos a condenar a deposição de Lugo.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.