Esportes

João Pessoa sedia a partir de quarta-feira o Circuito Brasileiro de Vôlei

Seis atletas paraibanos vão disputar uma melhor colocação no ranking geral do Open.




Circuito Brasileiro de Vôlei

O paraibano George foi o campeão da etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei em João Pessoa. Foto: Divulgação/CBV.

A única cidade presente em todas as etapas do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia, João Pessoa recebe a partir desta quarta-feira (21) a domingo (25) a quinta etapa da temporada 2017/2018 do maior torneio do país.  Seis atletas paraibanos competem no Circuito, com destaque para a dupla Vítor Felipe e Guto, que estão em segundo lugar no ranking geral. Os jogos acontecem na arena montada na Praia de Cabo Branco, altura do número 1.700, com entrada gratuita.

Esta é a 28ª vez que a cidade recebe uma etapa do torneio, estando presente ano a ano desde a criação do circuito, em 1991. As partidas da quadra central terão transmissão ao vivo no Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) de quinta a sábado.

E os paraibanos esperam manter o bom retrospecto em casa. Em 2017, o campeão mundial Sub-19 e Sub-21 George (PB) ficou com o ouro jogando ao lado de Thiago (SC). Em 2015, Álvaro Filho e Vitor Felipe (PB), que agora estão com outros parceiros, conquistaram o ouro. Vice-líder do ranking geral ao lado de Guto (RJ), Vitor explicou a preparação para a etapa.

“Treinamos por uma semana em Saquarema, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), que oferece uma estrutura maravilhosa para as duplas. Trabalhamos muito forte, estamos motivados. Álvaro e eu conseguimos encerrar um longo jejum dos paraibanos sem vencer em casa em 2015, e o George também manteve nosso estado bem representado no ano passado. Guto e eu estamos evoluindo como time, crescendo de rendimento e espero contar com aquela torcida incrível, que sempre lota a arena”, disse Vitor.

Quem também possui boas recordações de João Pessoa (PB) é a sergipana Duda, que foi campeã em 2017 no primeiro torneio que disputava ao lado de Ágatha (PR). A tricampeã mundial Sub-19 e bicampeã mundial Sub-21 também aprovou o período de treinos em Saquarema e espera contar novamente com a torcida da casa.

“É uma cidade que dá muita sorte para nosso time. Queremos pegar essa torcida e energias boas do ano passado, vai ajudar a jogar bem, felizes, unidas. Espero que consigamos ter outro ótimo resultado para nosso time. Fizemos uma preparação muito completa no CDV, em Saquarema, estamos satisfeitas e querendo ver os resultados em quadra”, destacou.

Circuito Brasileiro de Vôlei

As etapas do Circuito Brasileiro contam com 24 times em cada gênero, sendo 16 já classificados pela pontuação no ranking de entradas e outros oito times que se garantem pela disputa do classificatório, onde as duplas disputam partidas eliminatórias diretas com os ‘sobreviventes’ avançando à fase principal da competição.

Na fase de grupos, os 24 times de cada naipe são divididos em seis chaves de quatro. Os primeiros e segundos colocados de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros, vão para as oitavas de final. Desta fase em diante o torneio segue em formato eliminatório direto até a decisão. A final feminina acontece na tarde de sábado (24.02), enquanto a disputa do ouro no torneio masculino fica para a manhã de domingo (25.02).

No torneio masculino, as 16 duplas já garantidas pelo ranking são Evandro/André (RJ/ES), Guto/Vitor Felipe (RJ/PB), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES),/Léo Vieira (PB/DF), Thiago/Marcus Borlini (SC/ES), Harley/Jeremy (DF/RJ), Moisés/Ferramenta (BA/RJ), Lipe/Fábio Bastos (CE), Nilton/Anderson Melo (RO/RJ), Vinicius/Luciano (ES), Eduardo Davi/Ricardo (PR/BA), Benjamin/Pedro Henrique (MS/PB) e Averaldo/Bernardo Lima (TO/CE).

Já as 16 duplas femininas classificadas pelo ranking são Carol Solberg/Maria Elisa (RJ), Ágatha/Duda (PR/SE), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Thati/Taiana (PB/CE), Val/Ângela (DF/RJ), Tainá/Victoria (SE/MS), Josi/Lili (SC/ES), Juliana/Andressa (CE/PB), Maria Clara/Carolina Horta (RJ/CE), Andrezza/Rachel (AM/RJ), Izabel/Renata (PA/RJ), Luiza Amélia/Semírames (CE/SP), Naiana/Vivian (CE/PA), Vitória/Juliana Simões (RJ/PR) e Sandressa/Neide (AL).

Após quatro etapas disputadas, Evandro e André Stein (RJ/ES) lideram o ranking geral da temporada 2017/2018 com 1.400 pontos conquistados, mas são seguidos de perto por Vitor Felipe/Guto (PB/RJ), com 1.280. No feminino, Maria Elisa e Carolina Solberg (RJ) lideram com 1.520 pontos, seguidas por Ágatha/Duda (PR/SE), com 1.360 pontos.

O Circuito Brasileiro é composto por sete etapas, três que foram realizadas em 2017 – Campo Grande (MS), Natal (RN) e Itapema (SC) – e mais quatro neste ano. Além de Fortaleza (CE) e agora João Pessoa (PB),o torneio irá a Maceió (AL), de 14 a 18 de março, e Aracaju (SE), de 4 a 8 de abril. Ainda em abril ocorre também o Superpraia, que reúne os melhores times da temporada e será disputado de 25 a 29, em Brasília (DF).

Confira todos os campeões das etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei em João Pessoa

1991 – João Pessoa – Franco/Roberto Lopes (CE)
1992 – João Pessoa – Moreira/Garrido (PE) e Rose/Roseli (RJ)
1993 – João Pessoa – Mônica/Adriana (RJ) e Moreira/Garrido (PE)
1994 – João Pessoa – Zé Marco/Paulo Emílio (PB/BA) e Gerusa/Shelda (RJ/AL)
1995 – João Pessoa – Jacqueline/Sandra (RJ) e Zé Marco/Emanuel (PB/PR)
1996 – João Pessoa – Jacqueline/Sandra (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1997 – João Pessoa – Jacqueline/Sandra (RJ) e Lula/Adriano (PE)
1998 – João Pessoa – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Lula/Adriano (PE)
1999 – João Pessoa – Jacqueline/Ana Paula (RJ/MG) e Franco/Roberto Lopes (CE)
2000 – João Pessoa – Shelda/Adriana Behar (CE/RJ) e Zé Marco/Ricardo (PB/BA)
2001 – João Pessoa – Sandra/Tatiana (RJ/RS) e Ricardo/Loiola (BA/ES)
2002 – João Pessoa – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2003 – João Pessoa – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Márcio/Benjamin (CE/MS)
2004 – João Pessoa – Juliana/Larissa (CE/PA) e Alex/Luizão (MS/AM)
2005 – João Pessoa – Juliana/Larissa (CE/PA) e Fabinho/Murilo (CE/PE)
2006 – João Pessoa – Franco/Pedro Cunha (CE/RJ) e Juliana/Larissa (CE/PA)
2007 – João Pessoa – Franco/Pedro Cunha (CE/RJ) e Renata/Talita (RJ/AL)
2008 – João Pessoa – Maria Clara/Carolina (RJ) e Harley/Pedro Cunha (DF/RJ)
2009 – Joao Pessoa – Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Alison/Harley (ES/DF)
2010 – João Pessoa – Juliana/Larissa (CE/PA) e Pedro Solberg/Harley (RJ/DF)
2011 – João Pessoa – Juliana/Larissa (CE/PA) e Billy/Bruno Schmidt (ES/DF)
2012 – João Pessoa – Taiana/Vivian (CE/PA) e Alison/Emanuel (ES/PR)
12/13 – João Pessoa – Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Bruno Schmidt/Pedro Solberg (DF/RJ)
13/14 – João Pessoa – Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Emanuel/Pedro Solberg (PR/RJ)
14/15 – João Pessoa – Maria Clara/Carolina (RJ) e Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB)
15/16 – João Pessoa – SUPERPRAIA – Ágatha/Bárbara (PR/RJ) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)
*16 – João Pessoa – CHALLENGER – Neide/Rebecca (AL/CE) e Thiago/George (SC/PB)
16/17 – João Pessoa – Ágatha/Duda (PR/SE) e Thiago/George (SC/PB)

* Etapa do Circuito Banco do Brasil Challenger


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.