Esportes

Covid-19: Governo da PB cancela edição 2020 dos Jogos Escolares e Paraescolares

Os jogos estaduais contam com 20 mil atletas na faixa etária de 12 a 17 anos.




Governo da PB cancela edição 2020 dos Jogos Escolares e Paraescolares. Foto: Divulgação/Secom-PB

A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), do Governo da Paraíba, anunciou o cancelamento da edição 2020 dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba, por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus. A medida está alinhada com a decisão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que esta semana comunicou oficialmente aos estados que não haveria a realização dos Jogos Escolares da Juventude, prevista para novembro deste ano.

O objetivo é evitar o risco de contágio em ambientes sem controle direto do COB e Confederações, como transporte aéreo, terrestre, hotéis e centro comerciais, além da diferença entre situações de cada estado, em relação ao impacto da pandemia.

O secretário-executivo de Esporte e Lazer, José Marco, explicou que na Paraíba os jogos contam com cerca de 20 mil atletas na faixa etária de 12 a 17 anos e são realizados nas 14 regiões, e ainda a etapa estadual, que reúne as escolas campeãs de cada região, na qual ganham a vaga para a etapa nacional.

“A equipe técnica da Sejel tinha todo o planejamento, mas com a Covid-19, que se espalhou pelo mundo e aqui na Paraíba não está sendo diferente, o Governo do Estado não poderia tomar outra atitude, assim como fez o COB e vários outros estados. Nesse momento delicado, a grande preocupação é a saúde de cada paraibano”, disse.

O Governo do Estado é responsável por arcar os Jogos Escolares e Paraescolares, cujo investimento em 2019 girou em torno de R$ 2 milhões e ainda as passagens aéreas para os que representaram a Paraíba nos Jogos da Juventude, que ocorreram em Blumenau (SC) e nas Paralimpíadas Escolares, que foram na cidade de São Paulo.

“Este ano, ainda não tinha a sede definida da etapa nacional, mas, agora, é momento de compreensão e de salvar vidas. Que em 2021 possamos fazer com que os Jogos Escolares e Paraescolares possam movimentar novamente o nosso calendário esportivo”, disse o secretário.

Assim como os Jogos Escolares da Juventude, as Paralimpíadas Escolares, esta organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), também cancelou a edição de 2020.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.