Esportes

Conheça o paraibano que vai defender outro país nos Jogos

Renatão, que sonhava ser jogador de futebol, é paraibano mas se tornou uma das estrelas do vôlei de praia na Geórgia




Da Redação
Com informações de Kako Marques, da TV Cabo Branco

Você conhece a história de Renatão, um paraibano que sonhava ser jogador de futebol mas que hoje é uma estrela do vôlei de praia da Geórgia? O país que já foi república da União Soviética é a nova casa de Renato Gomes, atleta de 27 anos e 2,04m de altura que, ao lado do parceiro Jorge, se transformou em uma das estrelas do circuito mundial de vôlei de praia.

Jorge e Renatão ocupam hoje a 17ª posição do ranking da Federação Internacional do Vôlei de Praia. Os atletas vão representar a Geórgia nos Jogos Olímpicos de Pequim, uma realidade que parecia distante quando o Renatão jogava partidas de futebol com o irmão em uma pracinha do bairro do Castelo Branco.

“Na minha infância, meu sonho era o futebol”, conta o jogador de vôlei, que chegou a participar de aulas em escolinhas de futebol quando criança. No Ensino Médio, Renato se viu com a obrigação no colégio de optar por um esporte. Quem deu a dica foi a mãe, que recomendou o vôlei por conta da altura do filho.

“Só Deus mesmo para proporcionar isso, de sair do Castelo Branco para o melhor torneio do mundo e chegar às Olimpíadas. Creio que é um sonho de todos”, comentou Roberto Gomes Filho, irmão do atleta. Na casa dos pais de Renatão, é fácil encontrar recordações de cada país por onde a dupla passou.

Porém, foi com um projeto ousado que a Geórgia acolheu Jorge e Renatão. Em uma etapa do mundial de vôlei em Portugal, o governo do país pediu uma indicação de dupla de vôlei. Quem citou os nome de Jorge e Renatão foi o mesmo preparador físico da dupla Ricardo e Emanuel.

Agora, os atletas preparam as malas para os Jogos Olímpicos, enquanto a família se esforça para aprender um pouco sobre o novo país e fica na torcida na Paraíba. Isso indica que, pelo o menos durante o torneio do vôlei de praia em Pequim, um pedacinho de João Pessoa vai se transformar na Geórgia.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.