Esportes

Campinense e Treze fazem primeiro jogo da final do Campeonato Paraibano nesta quarta

A outra partida está programada para sábado (15), às 16h, no Estádio Amigão.




Foto: Jefferson Cariri/ge.globo PB

Campinense e Treze entram em campo nesta quarta-feira (12), às 16h, no Estádio Amigão, em Campina Grande, para duelarem em jogo válido pela primeira partida da final do Campeonato Paraibano. O horário nada comum, em se tratando de uma decisão de torneio estadual da elite do futebol, também não contará com a presença do torcedor, devido a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Ainda acontecerá um novo encontro entre as duas equipes no sábado (15), também às 16h e novamente no Estádio Amigão, onde será decidido o título e a taça entregue ao campeão estadual. Para este jogo, a Federação Paraibana de Futebol (FPF) escalou o árbitro gaúcho Anderson Daronco, que atualmente integra o quadro da FIFA.

O ‘Clássico dos Maiorais’, como é conhecido o confronto entre Campinense e Treze, aconteceu em uma final de Campeonato Paraibano pela última vez em 2008, quando a Raposa levou a melhor. De lá pra cá, o Treze foi campeão em 2010 e 2011. Já o Campinense ficou com a taça de 2012, 2015 e 2016.

Por serem finalistas, as duas equipes estão garantidas na Copa do Brasil de 2021. Mas, na Copa do Nordeste, representará a Paraíba apenas o campeão. A sistemática da competição é ter o campeão paraibano e a segunda vaga pode ser ocupada pelo melhor time paraibano no ranking da CBF. Neste caso é o Botafogo-PB, mas para disputar o torneio regional, o Belo precisa disputar a Pré-Copa do Nordeste.

Na primeira fase, Campinense e Treze fizeram as melhores campanhas nos seus grupos. O Treze foi líder do Grupo A, com seis vitórias, dois empates e duas derrotas, em dez jogos. O desempenho do Campinense foi um pouco parecido, com cinco vitórias, dois empates e três derrotas.

Para conquistar as vagas na final, as duas equipes se classificaram nos pênaltis. O Campinense empatou com o Sousa em 2 a 2, no Marizão, em Sousa e depois ficou no 0 a 0, mas venceu por 5 a 4 nos pênaltis. Já o Treze perdeu no primeiro jogo para o Botafogo-PB por 2 a 0 e depois devolveu o resultado, vencendo em Campina Grande pelo mesmo placar. Nos pênaltis, derrotou o Botafogo-PB por 5 a 4.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.