Eleições 2020

Rafael Freire promete fazer concurso para agentes de limpeza urbana em João Pessoa

Os últimos profissionais foram admitidos em concurso no ano 2000, de acordo com levantamento do JORNAL DA PARAÍBA.




Rafael Freire promete fazer concurso para agentes de limpeza urbana em João Pessoa. Foto: Divulgação

O candidato à prefeitura de João Pessoa pela Unidade Popular, Rafael Freire, afirmou que fará concurso público para o cargo de agente de limpeza urbana. Nesta sexta-feira (16), ele começou a sua agenda concedendo entrevista a uma emissora de rádio e logo depois, realizou panfletagens entre trabalhadores da limpeza urbana e de um call center. No final da tarde, realizou uma caminhada na comunidade Tito Silva.

Os últimos profissionais foram admitidos em concurso no ano 2000, de acordo com um levantamento feito pelo JORNAL DA PARAÍBA, através do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (SAGRES) do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

O serviço de limpeza urbana em João Pessoa é de responsabilidade da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Por ser uma autarquia, os trabalhadores deveriam ser contratados através de concurso público, mas segundo Rafael Freire, os contratos são feitos na condição de prestadores de serviço ou cargos comissionados. Ele defende que o concurso faria com que os profissionais da limpeza urbana tivesse melhores condições de trabalho.

“O trabalho da Emlur corresponde a 30% da limpeza urbana de João Pessoa. Os outros 70% ficam a cargo de três empresas privadas. A proposta de concurso teria a obrigatoriedade de experiência na função, por exemplo, com os candidatos tendo que apresentar dois anos de serviços comprovados em carteira assinada como agente de limpeza. Isso faria com que uma parte dos trabalhadores, que trabalharam ao longo de vários anos nas terceirizadas, fossem absorvidos no quadro da Emlur. Isso ainda garantiria uma mão de obra qualificada, com pessoas que comprovadamente aguentam o trabalho da limpeza urbana, que é pesado”, disse.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.