Eleições 2020

Quase 9 mil eleitores justificaram a ausência no 2º turno em João Pessoa pelo e-título

A abstenção no pleito deste domingo (29) passou de 121 mil eleitores na capital.




Foto: divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) informou que 8.882 eleitores aptos a votar no estado justificaram a ausência no segundo das eleições em João Pessoa por meio do aplicativo e-Título. No pleito realizado neste domingo (19) foram registradas nas urnas da capital uma abstenção de 121.917 eleitores, o que corresponde a 23,34% do eleitorado na cidade.

De acordo com a Justiça Eleitoral, o eleitor que não compareceu às seções eleitorais tem até 60 dias para realizar o procedimento de justificativa pelo aplicativo, site da Justiça Eleitoral ou presencialmente no cartório eleitoral de sua região. O serviço estará disponível a partir desta segunda-feira (30). O procedimento é necessário porque o voto é obrigatório para a maioria da população.

No primeiro turno, devido ao grande número de acessos simultâneos, eleitores tiveram dificuldade para realizar o processo de justificativa pelo e-Título. Dessa forma, só quem baixou o aplicativo da Justiça Eleitoral até sábado 28) conseguiu fazer a justificativa neste domingo.

A medida foi tomada para evitar a mesma sobrecarga que provocou instabilidade no sistema da Justiça Eleitoral no primeiro turno.

A justificativa pelo aplicativo no dia da eleição dispensa comprovação documental, pois o e-Título se vale do georreferenciamento presente nos celulares para certificar a ausência do eleitor.

Também é possível justificar a ausência pelo app [aplicativo] depois da votação, num prazo de 60 dias, mas nesse caso a Justiça Eleitoral pede que seja anexado algum tipo de comprovação, como uma passagem ou uma reserva de hotel, por exemplo.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.