Eleições 2020

Olímpio Rocha quer promover representatividade negra e feminina na administração pública de Campina Grande

Candidato à prefeitura pelo PSOL planeja destinar vagas do ‘alto escalão’ da prefeitura à militantes das minorias.




Foto: Divulgação

O candidato à prefeitura de Campina Grande pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Olímpio Rocha, quer promover igualdade de gênero e raça nos setores da administração pública municipal. Para isso, ele planeja criar a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, visando a efetivação de políticas públicas para as minorias.

Caso seja eleito, Olímpio Rocha planeja destinar 50% das vagas para funcionários do ‘alto escalão’ da Prefeitura Municipal de Campina Grande (como, por exemplo, para as secretarias), às mulheres, e empossar representantes de causas de gênero e raça em cargos importantes, garantindo, assim, igualdade.

“Temos priorizado o apoio à efetivação de políticas públicas voltadas às minorias de raças, gênero e etnias. Vamos criar uma Secretaria Municipal de Direitos Humanos, que possa abarcar as políticas públicas e ficar responsável pela efetivação de medidas, que garantam mais respeito às pessoas de raças negra, de diferentes etnias, religiões minoritárias e mulheres”, comentou.

O candidato lembra que ajuizou duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) contra projetos de lei municipais relacionados à questões de gênero, em 2018 e 2019. O primeiro deles proibia o ensino da ‘ideologia de gênero’ em escolas públicas de Campina Grande, e o segundo impedia a utilização de banheiros por pessoas com identidade de gênero diferente do sexo biológico, também nas escolas da rede pública municipal.

“Ajuizamos ações, e não aceitaremos ter qualquer tipo de discriminação [às minorias] a partir de 2021 em nossa cidade. Vamos formar conselhos com estudiosos do tema que façam propostas de projetos de lei, decretos e atividades para educar as crianças, adolescentes e a população no geral acerca da necessidade de respeito aos direitos humanos.”, enfatizou o candidato.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.