Eleições 2020

Menos da metade dos candidatos à prefeitura de João Pessoa nasceu na capital paraibana

Dois candidatos, que nasceram em outras cidades, estão registrados no TSE como nascidos em João Pessoa.




Menos da metade dos candidatos à prefeitura de João Pessoa nasceu na Capital. Foto: Divulgação

Qualquer eleição municipal, independente do tamanho da cidade em que ela aconteça, sempre tem aquele discurso dos candidatos que ‘querem fazer muito por esta terra’. O curioso é quando menos da metade dos candidatos a prefeito nasceu na cidade em que se está disputando o comando da prefeitura. É o caso de João Pessoa, onde apenas seis – dos 14 candidatos – nasceram na capital paraibana.

De acordo com o Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apenas Ítalo Guedes (PSOL), João Almeida (Solidariedade), Rafael Freire (UP), Rama Dantas (PSTU), Ricardo Coutinho (PSB) e Raoni Mendes (Democratas) nasceram em João Pessoa.

Também existem candidatos que ‘renasceram’ e trocaram suas cidades natais (divulgadas em eleições anteriores) e curiosamente registraram suas candidaturas a prefeito como se tivessem nascido em João Pessoa.

É o caso de Anísio Maia (PT), que nasceu em Alagoa Nova, mas no seu registro para o pleito de 2020 consta como se tivesse nascido em João Pessoa. Nas Eleições 2018, quando concorreu ao cargo de deputado estadual, Anísio tinha como cidade natal o município do brejo paraibano.

Outro candidato nesta mesma condição é Camilo Duarte (PCO), que nasceu em Caruaru-PE, mas aparece no sistema do TSE como nascido em João Pessoa. Ele concorreu a deputado federal nas Eleições 2018 e no registro mostra seu nascimento como sendo na cidade pernambucana.

 

Confira onde nasceram os candidatos à prefeitura de João Pessoa:

 

Anísio Maia – Alagoa Nova/PB
Camilo Duarte – Caruaru/PE
Carlos Monteiro – Patos/PB
Cícero Lucena – São José de Piranhas/PB
Edilma Freire – Paulista/PB
Ítalo Guedes – João Pessoa/PB
João Almeida – João Pessoa/PB
Nilvan Ferreira – Cajazeiras/PB
Rafael Freire – João Pessoa/PB
Rama Dantas – João Pessoa/PB
Raoni – João Pessoa/PB
Ricardo Coutinho – João Pessoa/PB
Ruy Carneiro – Rio de Janeiro/RJ
Wallber Virgolino – Pombal/PB


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.