Eleições 2020

Edilma responsabiliza gestões anteriores por resultados na educação fundamental em João Pessoa

Candidata do PV à prefeitura, ex-secretária de Educação foi sabatinada na CBN.




Candidata a prefeita de João Pessoa, Edilma Freire foi entrevista pela CBN nesta terça-feira (13). Foto: Angélica Nunes

A professora Edilma Freire, candidata do PV a prefeita de João Pessoa, abriu nesta terça-feira (13), a série de entrevistas promovida pela CBN. Sabatinada pelos jornalistas Laerte Cerqueira, Suetoni Souto Maior e Carla Visani, a candidata respondeu perguntas sobre educação, saúde, balneabilidade e mobilidade.

Os jornalistas iniciaram a entrevista questionando a candidata sobre a piora no resultado da educação da capital no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nos anos finais, como 18º lugar. Edilma Freire foi secretária de educação do município antes de se apresentar como candidata a prefeita.

Edilma Freire ponderou que “é preciso avaliar de onde partimos”, referindo-se às gestões dos ex-prefeitos Cícero Lucena (PP) e Ricardo Coutinho (PSB), ambos candidatos, que, segundo ela, não executaram políticas-públicas para o avanço do processo da educação básica na cidade.

“Se a gente partiu de uma situação muito desfavorável, por mais que a gente tenha investido na educação, nós estamos mostrando que a cada ano estamos acima da meta estipulada para João Pessoa, chegamos à meta para 2021, mostrando que educação é um processo. Este é o meu compromisso”, explicou.

 

Mobilidade

 

Na área de mobilidade urbana, a candidata levantou a bandeira da redução da tarifa de transporte urbano com rotas auxiliares, mas se atrapalhou ao ser questionada sobre o preço cobrado atualmente e não soube dizer qual o valor.

Segundo Edilma Freira, a prefeitura acabou de entregar um plano de mobilidade urbana e é com ele que ela pretende avançar na área. “Criamos um novo conceito de mobilidade, padronizando nossas calçadas, levando infraestrutura às principais avenidas da cidade e melhoras a infraestrutura nos bairros. Eu quero entregar o terminal do Valentina que ele vai nortear o uso do transporte coletivo na região, encurtando o percurso das viagens e isso vai baratear o custo das passagens”, assegurou.

 

Saúde

 

Na área da saúde, a candidata foi questionada sobre como pode melhorar o serviço, uma das principais preocupações dos eleitores, segundo a última pesquisa do Ibope. Edilma destacou o que deve ser feito em relação ao Complexo Ortotrauma, mas conhecido como Trauminha de Mangabeira, alvo de operações de interdição do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) este ano.

“O Trauminha de Mangabeira é muito importante, porque é de portas abertas e atende mais de 164 municípios paraibanos. Vamos melhorar a infraestrutura e o atendimento. Queremos concluir essa reforma e criar leitos de retaguarda no Prontovida. Quero abraçar esse desafio levando uma resposta porque sei da dificuldade diária da população em que moro”, destacou.

Edilma também pontuou o projeto de criação de uma UPA Vet para atendimento de urgência e emergência de animais.

 

Entrevista

 

A entrevista com os candidatos seguem nesta quarta-feira (14) com Nilvan Ferreira (MDB). A ordem dos postulantes na sabatina da CBN foi definida por sorteio, com as equipes de campanha. Ao todo, a ex-secretária de Educação da capital terá 30 minutos para falar de projetos, experiência administrativa e planos que pretende colocar em prática, caso seja eleita.

Veja a ordem dos candidatos:

Dia 13/10/20 – Edilma Freire (PV)
Dia 14/10/20 – Nilvan Ferreira (MDB)
Dia 15/10/20 – Anísio Maia (PT)
Dia 16/10/20 – Ítalo Guedes (Psol)

Dia 17/10/20 – Sábado
Dia 18/10/20 – Domingo

Dia 19/10/20 – João Almeida (SD)
Dia 20/10/20 – Carlos Monteiro (Rede)
Dia 21/10/20 – Cícero Lucena (PP)
Dia 22/10/20 – Raoni Mendes (DEM)
Dia 23/10/20 – Wallber Virgolino (Patriota)

Dia 24/10/20 – Sábado
Dia 25/10/20 – Domingo

Dia 26/10/20 – Rama Dantas (PSTU)
Dia 27/10/20 – Rafael Freire (UP)
Dia 28/10/20 – Camilo Duarte (PCO)
Dia 29/10/20 – Ricardo Coutinho (PSB)
Dia 30/10/20 – Ruy Carneiro (PSDB)

As entrevistas são ancoradas pela jornalista Carla Visani e contar com a participação dos também jornalistas Suetoni Souto Maior, da CBN, e Laerte Cerqueira, da TV Cabo Branco. O conteúdo será transmitido pela rádio e exibido em vídeo no Youtube, acessível por meio do Jornal da Paraíba. O áudio será disponibilizado, ainda, no site da CBN Paraíba.

Será uma grande oportunidade para que os ouvintes conheçam melhor as proposta dos candidatos que disputam as eleições deste ano. Os ouvintes podem participar mandando perguntas para a produção, através do WhatsApp (83 8132-4088).


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.