Eleições 2020

Cícero e Ricardo divulgam propostas com o mesmo texto nos planos de governo

Itens sobre mobilidade estão iguais e até com a mesma sequência nos documentos homologados junto ao TSE.




Fotos: Assessoria

A mobilidade urbana é um dos principais problemas de qualquer grande cidade do Brasil e, por motivos óbvios, este tema tem presença certa nos planos de governo dos candidatos à prefeitura destes locais. O problema é quando as propostas são apresentadas com quase o mesmo texto e sequências semelhantes nos documentos disponibilizados no sistema do Tribunal Superior Eleitoral. Em João Pessoa, isso aconteceu com os candidatos Cícero Lucena (PP) e Ricardo Coutinho (PSB), que apresentam propostas para mobilidade urbana com textos idênticos.

No levantamento feito pelo JORNAL DA PARAÍBA foram identificados 11 trechos, com a mesma redação nos planos de governo dos dois candidatos. Em consulta ao TSE, o JORNAL DA PARAÍBA identificou que Ricardo Coutinho registrou a proposta de governo no dia 24 de setembro, às 8h21. Cícero fez o mesmo também no dia 24 de setembro, às 18h06.

As propostas de Cícero para mobilidade urbana começam exatamente por três pontos: ‘Porta a Porta’ e ‘Plano Diretor de Passeios Públicos’, que também estão no plano de Ricardo Coutinho com essa mesma nomenclatura e texto da proposta, além do item ‘Transporte Digital’, que na proposta de Cícero tem parte do que também consta no documento de Ricardo, mas com um texto menor.

Foto: Reprodução/Plano de Ricardo Coutinho

 

Foto: Reprodução/Plano de Cícero Lucena

Ricardo Coutinho apresentou itens que a candidatura elenca como diretrizes e propostas principais. Estes mesmos pontos também estão na proposta de governo de Cícero Lucena, seguindo exatamente a mesma ordem e com o mesmo texto.

Foto: Reprodução/Plano de Ricardo Coutinho

 

Foto: Reprodução/Plano de Cícero Lucena

 

Foto: Reprodução/Plano de Cícero Lucena

Procurado pelo JORNAL DA PARAÍBA, o coordenador do plano de governo do candidato Cícero Lucena, José William Montenegro, disse que precisaria ver novamente as propostas, já que o documento é volumoso, com aproximadamente 100 páginas. Ele negou que tenha contato com o candidato Ricardo Coutinho ou com qualquer pessoa ligada ao candidato.

“Eu preciso ver o plano, pois temos muitas propostas e em vários eixos. Não tenho contato com pessoas ligadas a Ricardo, nem com o próprio Ricardo. Vou ver inclusive o plano dele e comparar com o nosso”, disse William.

O JORNAL DA PARAÍBA também tentou falar com representantes da coligação do candidato Ricardo Coutinho, mas as ligações não foram atendidas.

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.