Educação

Projeto prevê horário integral em 59 escolas municipais

Projeto prevê inicialmente ser realizado em 59 escolas do município que estejam abaixo da média do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb).




Da Secom-JP

O dia inteiro de aprendizado na escola. A partir de setembro, 5.900 alunos estarão vivenciado a escola em tempo integral através do projeto ‘Mais Educação’, uma iniciativa do Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, por sua Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

O projeto prevê inicialmente ser realizado em 59 escolas do município que estejam abaixo da média do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). Em cada uma desta escola está havendo uma seleção de 100 alunos, podendo estes ser do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. São 50 vagas para os alunos do turno da manhã e 50 para o turno da tarde.

A triagem vem seguindo alguns princípios norteadores, como os casos de alunos vítimas de violência, drogadição, portadores de necessidades especiais, depredadores do patrimônio público, os que estão dentro da distorção idade/série, que tenham casos de reprovação ou evasão escolar, além de pertencimento a famílias de baixa renda e que geralmente fiquem sozinhos em casa no horário posterior ao da escola. Cada aluno escolhido tem que corresponder a pelo menos 50% deste perfil.

A Sedec irá gerenciar o projeto, que conta com 118 professores comunitários, que irão supervisionar as atividades nas escolas, como também os oficineiros das atividades programadas. O objetivo é melhorar a qualidade da educação, ampliando o tempo educativo, as condições de aprendizado e mudando a realidade de muitas famílias que não têm onde deixar suas crianças fora do horário escolar regular.

Aprendizado
– O projeto prevê que o aluno possa ter atividades extracurriculares no horário oposto ao de sala de aula. Para quem estuda pela manhã, as oficinas serão realizadas no período da tarde, das 13h às 17h, e o mesmo acontece para quem estuda à tarde, com o horário de atividades extras das 7h às 11h. As oficinas irão ser realizadas na própria escola, como também em espaços alternativos como praças, igrejas, associações de bairro, ONGs e outras instituições parceiras.

O ‘Mais Educação’ irá realizar seis macro-campos com oficinas pedagógicas, meio ambiente, artística e cultural, esporte e lazer, direitos humanos e cidadania, saúde, alimentação e preservação. "Cada campo deste será subdividido em diversas outras oficinas temáticas, pautadas no conteúdo programático do horário formal, esta definição foi realizada por cada escola participante, que escolheu as oficinas que mais são pertinentes com as suas necessidades", enfatizou Aílza Freitas, coordenadora do projeto.

Como se não bastasse de segunda a sexta, escola em tempo integral, os alunos também poderão participar dos outros dois projetos que vêm sendo desenvolvidos pela Sedec, como o Escola Aberta e o Ciranda Curricular, que funcionam aos sábados e domingos com atividade profissionalizantes, de informação, cultura e lazer.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.