Educação

PB tem quatro entre os 10 melhores cursos de tecnologia do país

MEC classificou como “excelente” as graduações de Computação na UFCG e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.




Bartolomeu Honorato
Do Jornal da Paraíba

A Paraíba teve 29 cursos superiores com conceito “bom” no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avaliou 98 cursos em universidades públicas e privadas na capital e interior paraibano, em 2008.

O Ministério da Educação (MEC) ainda classificou como “excelente” as graduações de Computação na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB).

A Paraíba possui quatro cursos entre os dez melhores do Brasil na área tecnológica. O resultado do Exame foi divulgado ontem pelo governo federal. Acesse a lista dos melhores e piores cursos tecnológicos no Enade 2008.

No Enade, 29 cursos, o equivalente a 29, 5% do total de graduações avaliadas alcançaram a nota 4 no Exame. As graduações estão na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e IFPB. Faculdades particulares como o Ibratec, em João Pessoa, a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), em Campina Grande, e a Faculdade Integradade Patos também receberam conceito igual ao das instituições públicas de ensino superior.

O MEC constatou que a Paraíba possui dois cursos de excelência. As graduações de Computação, na UFCG, e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no IFPB de Cajazeiras, tiveram nota 5 no Enade. O diretor geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, João Batista, afirmou que a instituição investiu em infraestrutura e capacitação de professores para conseguir uma avaliação positiva no Exame, em 2008.

O IFPB possui 4 cursos entre os 10 melhores de Tecnologia, conforme o resultado do MEC. São eles: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Construção de Edifícios e Tecnologia em Redes de Computadores.

UEPB: resultado desastroso

O Exame ainda mostrou um resultado desastroso para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A graduação de Filosofia da instituição de nível superior ficou entre as piores do Brasil ao receber conceito 1 no Enade, conceito 2 de IDD (índice de desempenho que mostra o quanto de conhecimento a instituição agregou ao aluno) e 2 de conceito preliminar do curso (CPC), que é composto pela nota do Enade, nota do IDD e a avaliação dos professores e da infra-estrutura da instituição.

As instituições têm até o dia 18 de setembro para pedir que o MEC reavalie o Conceito Preliminar de Curso e o Índige Geral de Cursos (IGC), que é um indicador nacional divulgado na segunda-feira (31).


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.