Educação

IFPB não vai adiar início do ano letivo por causa do Enem

Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) confirma calendário letivo independente de divulgação do Enem.




De Natália Xavier do Jornal da Paraíba

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está previsto para ser divulgado somente na primeira semana de fevereiro. Mesmo assim, a Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), informou que o início do ano letivo não deverá ser adiado.

O pró-reitor de Ensino do IFPB, professor Paulo de Tarso, destacou que a data de início das aulas será diferente nos nove campi da instituição. “Nos campi novos as aulas começaram em setembro e ainda estão em andamento. Por isto, o início do ano letivo será diferente em cada local. Os calendários já foram definidos e em breve vamos disponibilizá-los na nossa página na internet”, explicou.

Segundo Paulo de Tarso, em João Pessoa, o início das aulas está previsto para o dia 22, tanto para os alunos dos cursos técnicos quanto para quem cursa nível superior. O pró-reitor explicou que após a divulgação do resultado do Enem, os candidatos deverão acessar o site do Ministério da Educação (MEC) para escolher o curso e a instituição de ensino em que querem estudar.

“Os candidatos terão três chances de escolher o curso e isto acontecerá em três momentos diferentes. Acreditamos que todas as vagas ofertadas para o primeiro semestre serão preenchidas na primeira escolha, por isto, não deverão haver atrasos por causa dos períodos de segunda e terceira opções. As vagas que serão disponibilizadas na segunda e na terceira chamadas serão para o nosso segundo período que começa só em agosto”, destacou.

Ao todo, estão sendo oferecidas 1.500 vagas nos cursos de nível superior nos nove campi do IFPB. O calendário oficial com prazo para a escolha dos cursos deverá ser divulgado em um edital a ser lançado pelo Ministério da Educação. O IFPB foi a única instituição pública de ensino superior da Paraíba a adotar o novo Enem em substituição ao vestibular para o ingresso de novos alunos.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.