Educação

IFPB divulga concorrência para cursos do ensino técnico

Edificações é o curso técnico mais concorrido do processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Clique e confira a lista completa.




Do Jornal da Paraíba

Edificações é o curso técnico mais concorrido do processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O curso, que faz parte da modalidade do ensino técnico integrado ao médio, tem 20,71 candidatos por vaga, entre os inscritos nas vagas direcionadas à rede privada.

A concorrência dos cursos, divulgada na quarta-feira (16) IFPB, já está disponível no site da Coordenação Permanente de Concursos Públicos (Compec): http://www.ifpb.edu.br/compec/concorrencia.php .

Na cota de rede pública, o curso de Edificações também é o mais concorrido e apresenta 18,94 candidatos por vagas. No ensino médio, metade das vagas é reservada para quem estudou o ensino fundamental em rede pública.

Entre os cursos técnicos subsequentes (para quem concluiu o ensino médio), a maior concorrência está em Mecânica, na capital paraibana, com 19,79 candidatos por vaga. Em segundo lugar, está o curso de Manutenção e Suporte de Informática, em Campina Grande (matutino), com 18,58 candidatos por vaga, seguido daqueles que disputam a entrada no turno vespertino.

Há uma lista de concorrência específica para os candidatos portadores de necessidades especiais que concorrem dentro da reserva de 5% das vagas que a instituição oferece no processo seletivo. No curso subsequente, a maior concorrência foi para curso de Informática em Sousa. Nos cursos técnicos integrados, o mais concorrido foi o de Controle Ambiental, em João Pessoa.

O IFPB inscreveu 14.187 candidatos para as 2.505 vagas distribuídas nas cidades de João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Cabedelo, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Aparecida. Para as vagas do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (para quem conclui o 9º ano, antiga 8ª série), se inscreveram 6.567 para 1.126 vagas e para os cursos técnicos subsequentes estão inscritos 7.620 candidatos para disputar 1.379 vagas.

A prova será realizada no dia 10 de janeiro, sendo das 8h às 11h para o Curso Técnico Subsequente e das 8h às 12h para o Curso Técnico Integrado. O conteúdo dos cursos subsequentes é de conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, em nível de Ensino Médio (2º grau). Já para as vagas do Técnico Integrado ao Ensino Médio, as provas são dessas duas matérias juntamente com História e Geografia, mas em nível de ensino fundamental.

Outros cursos com grande concorrência entre os integrados ao ensino médio foram: Controle Ambiental, Eletrônica e Mecânica, na capital. Os novos campi de Picuí e Princesa Isabel, que iniciaram as atividades este ano, tiveram alta concorrência estando entre os cinco mais disputados no Ensino Integrado. O curso de Suporte em Informática é o mais concorrido em Cajazeiras, Patos e Monteiro.

Em Cabedelo, é o curso de Meio Ambiente. A instituição oferta vagas em cursos técnicos de Edificações, Eletrônica, Informática, Mineração, Mecânica, Eletrotécnica, Instrumento Musical, Equipamentos Biomédicos, Eletromecânica, Agropecuária, Meio Ambiente, Pesca, Controle Ambiental, Agroindústria e Petróleo e Gás.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.