Educação

Constituintes da Paraíba são homenageados em simpósio na UEPB

Simpósio vai homenagear 15 paraibanos que compuseram o grupo de constituintes do Estado da Paraíba, entre eles estão José Maranhão, Cássio Cuha Lima, Lúcia Braga, Marcondes Gadelha e Raimundo Lira.




Constituintes da Paraíba são homenageados em simpósio na UEPB
Marcondes Gadelha está entre os 15 homenageados

Da Redação
Com assessoria da UEPB

A partir desta quarta-feira (29), tem início no campus de João Pessoa da Universidade Estadual da Paraíba o simpósio “Constituição Federal de 1988 – 20 anos de luta pela Cidadania, por Democracia e pelo Estado de Direito”. O evento terá palestras e fará homenagens a personagens paraibanos que contribuíram diretamente com a construção do processo de redemocratização da República Federativa do Brasil.

As atividades são voltadas a estudantes da UEPB e de outras instituições de Ensino Superior, das áreas de Direito, Administração, Comunicação, Relações Internacionais, Filosofia, Sociologia, Arquivologia, Serviço Social, entre outras.

De acordo o idealizador e coordenador do evento, professor Germano Ramalho, com o simpósio surgiu a oportunidade de prestar homenagem aos parlamentares paraibanos que integraram a Assembléia Nacional Constituinte. “Observamos a falta de reconhecimento da importância dessas pessoas que muito contribuíram com a história do país, mas nunca receberam nenhum ato de consideração do povo paraibano. Por isso, incluímos na programação do simpósio essa justa homenagem”, explica Germano.
 
A homenagem a esses paraibanos acontece na quinta-feira (30), às 18h, no auditório da Estação Ciência do Altiplano Cabo Branco. Serão homenageados os quinze paraibanos que compuseram o grupo de constituintes do Estado da Paraíba. Cinco deles já faleceram, mas as famílias os representarão no evento.

Os homenageados são Adauto Pereira, Antônio Mariz, Agassiz Almeida, Aloísio Afonso Campos, Cássio Cunha Lima, Edivaldo Mota, Edme Tavares, Evaldo Gonçalves de Queiroz, Humberto Lucena, João Agripino, João da Mata, José Maranhão, Lúcia Braga, Marcondes Gadelha e Raimundo Lira.

Programação

A abertura do Simpósio acontece na manhã desta terça com a palestra “A Lei Maria da Penha e a dignidade da Mulher”, ministrada pelo Procurador Geral da UEPB, professor Ebenezer Pernambucano.

Também constam no evento as palestras “Os Princípios Constitucionais da Efetiva Transparência dos Atos Administrativos”; “A luta pelo reconhecimento dos Direitos Humanos das mulheres”; “Ouvidoria universitária: uma pedagogia de Direito”; “Os Transgênicos e o princípio da precaução na sociedade de risco”.

E, ainda: “A moralidade Administrativa como motivo norteador do controle dos atos de Gestão”; “A evolução dos Direitos Humanos em face da Constituição Cidadã de 1988” e “A evolução das Universidades Estaduais em face dos novos paradigmas constitucionais fundamentais da Educação Superior”.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.