Economia e Negócios

Varejo recua 0,83%

Análise mostra retração leve no comércio varejista da Grande João Pessoa, em relação ao ano passado.




O comércio varejista da Região Metropolitana de João Pessoa registrou uma leve retração de 0,83% em julho, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Já no acumulado nos primeiros sete meses de 2012 o setor registrou alta de 1,90%, em comparação a igual período do ano passado.

Os dados integram a Pesquisa Conjuntural do Desempenho do Comércio Varejista na Região Metropolitana de João Pessoa, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais (Ifep).

Metade dos setores analisados em julho foram responsáveis pelo desempenho negativo, sendo as maiores quedas nos calçados (-9,13%) e tecidos (-7,41%). Já os setores de vestuário (16,06%), cine-foto-som e óticas (10,74%), móveis e decorações (9,44%) e farmácias, drogarias e perfumarias (8,05%) foram os principais responsáveis pelo bom resultado.

Na análise mensal de julho para junho, o setor também apresentou retração, com -2,33% no volume de vendas. Foram responsáveis por este resultado os grupos de vestuário (-23,25%) e calçados (-14,30%). A forte redução na comparação mensal em vestuário e calçados foi provocada pelo grande volume de vendas ocorridas em junho, influenciadas pela comemoração do Dia dos Namorados e das festas juninas.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.