Economia e Negócios

Termelétrica vai gerar energia para 400 mil casas em CG

Termelétrica Borborema Energética S/A entra em funcionamento no dia 1º de janeiro de 2010 com potência de 170 MW.



Arquivo Web
Arquivo Web

Da Codecom-CG

A termelétrica Borborema Energética S/A entra em funcionamento no dia 1º de janeiro de 2010 com potência de 170 MW, e energia suficiente para o abastecimento de 400 mil residências no município de Campina Grande. A termelétrica está sendo construída no Distrito Industrial, ocupando uma área de 20 hectares. A instalação será feita pela empresa finlandesa Wärtsilä, líder mundial na geração de energia.

O diretor-presidente José Mário Gurgel Oliveira informou que a termelétrica vai operar durante 90 dias do ano, garantindo a estabilidade e a oferta de energia elétrica, caso ocorra algum problema no setor. "Vamos operar quando as hidrelétricas estiverem no mínimo de seus reservatórios. Caso elas acendam sua luz amarela, aí entraremos em ação garantindo a energia na casa de milhares de famílias", explicou, afirmando ainda que passados os três meses de operação, a termelétrica ficará ainda a disposição para uma eventual necessidade. Ela usará como combustível óleo pesado, que virá do porto de Suape, em Pernambuco.

"Por dia serão 30 caminhões tanque trazendo óleo de Suape para abastecer a termelétrica de Campina Grande. Até lá nós já poderemos contar com a duplicação das BRs 101 e 230, o que será imprescindível para os nossos planos", relatou José Mário Gurgel de Oliveira.

Ao todo serão investidos mais de R$ 280 milhões, e durante a sua construção, serão criados cerca de 600 postos de trabalho por 18 meses. "Quando estiver operando, ela terá em média 50 funcionários para garantir o seu funcionamento", afirmou.

Terraplanagem – José Mário afirmou que no momento estão sendo feitas a terraplanagem onde será instalada a termelétrica, e até a segunda quinzena de agosto, estará sendo entregue à Wärtsilä o local com as instalações de água, energia elétrica e banda larga. Os equipamentos, comprados na Finlândia, estarão chegando a Campina Grande até o final do primeiro semestre de 2009.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.