Economia e Negócios

Sebrae inscreve para o Desafio Universitário Empreendedor 2015

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas durante todo o ano por alunos matriculados em universidades credenciadas pelo MEC.




Com o intuito de estimular o lado empreendedor da juventude ao passo em que capacita potenciais empresários, o Sebrae lançou o Desafio Universitário Empreendedor, uma competição que promove diversas atividades presenciais e virtuais realizadas ao longo do ano. As inscrições para a edição de 2015 estão disponíveis e podem ser feitas no site do evento por estudantes de qualquer curso superior.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas durante todo o ano por alunos matriculados em universidades credenciadas pelo Ministério da Educação. Durante o desafio, que foi estruturado em forma de competição, os estudantes irão acumular pontos por meio das atividades. Vence quem tiver mais pontos ao final do evento.

Segundo a gestora do projeto no Sebrae Paraíba, Maria José Menezes, o objetivo principal da competição é desenvolver as habilidades de empreendedorismo nos jovens. “Os participantes conhecem sobre liderança, proatividade, gestão de negócios, dentre outros temas, desenvolvendo a capacidade empreendedora dos estudantes”, disse.

Uma das ações do desafio é participar de dez jogos virtuais nos quais os estudantes podem aprimorar seus conhecimentos e acumular 100 mil pontos. Os jovens também podem fazer até dez cursos de educação à distância oferecidos pelo Sebrae, o que soma até 100 mil pontos. A participação em atividades presenciais da instituição não tem limite de pontuação e cada um tem um valor diferente.

Até 2012, o programa era chamado de “Desfio Sebrae” e era um jogo que simulava a gestão de uma empresa. O desafio passou por uma reformulação em 2013 e passou a contar com jogos empresariais e cursos presenciais e online.

Equipe paraibana já tem projeto estruturado

A equipe de estudantes da Paraíba que venceu a etapa estadual e ficou com o segundo lugar da nacional em 2014 já possui um projeto estruturado para ingressar no mundo dos negócios. Eles querem formalizar a empresa Vestigium, de rastreamento de produtos, na cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano. O projeto já está pronto e os novos empresários buscam parceiros para colocar a ideia em prática.

Segundo um dos idealizadores da empresa, José Carlos Sousa, com esse projeto, o rastreamento de produtos poderá ser feito com mais rapidez e menos custos. O estudante de Administração da Faculdade Santa Maria de Cajazeiras explica que o diferencial do projeto está na inovação, com o uso da Radio Frequência na Identificação e Rastreamento de Produtos em Trânsito (RFID).

“Esta tecnologia dispensa a necessidade do contato visual com os produtos e elimina grande parte da mão de obra utilizada para alimentar o banco de dados do monitoramento. Isso reduz o tempo e o custo do serviço. Estamos procurando o grande parceiro que iniciará o processo de uso desse equipamento no mercado”, disse José Carlos.

Composta por quatro alunos (Danilo Medeiros da UFCG de Sousa, José Renan Braga da UFCG de Sousa, Railson Tavares da Universidade Estácio de Sá de São José de Piranhas e José Carlos Sousa da Faculdade Santa Maria de Cajazeiras), o grupo concorreu em 2014 com mais de 100 universitários de todo o país.

Prêmiação

Os três primeiros colocados de cada unidade da federação receberão um smartfone, um kit estudante e um troféu. Além disso, vão formar um time para representar seus Estados na final nacional, quando vão participar de atividades em que terão que administrar situações que vão definir o sucesso da empresa. Essa equipe estadual é formada pelos três primeiros colocados mais o primeiro colocado no Ranking Ciclo. O professor mais indicado pelos alunos também é premiado com um smartphone e troféu e os professores indicados pelos alunos vencedores também recebem prêmios.

A premiação da equipe vencedora conta com tablet, um troféu e uma viagem internacional de até dez dias a um centro de referência mundial em administração de negócios. A equipe vencedora da etapa nacional na competição do ano passado foi da Bahia e irá neste ano de 2015 participar de uma missão técnica na cidade de Tóquio, no Japão.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.