Economia e Negócios

Sebrae inaugura Ilha do Empreendedor no mundo virtual

Chamada de Ilha do Empreendedor, unidade poderá ser visitada a qualquer hora do dia e de qualquer lugar do mundo.




O Sebrae deve inaugurar uma nova unidade no mês de agosto, com espaço para palestras e aulas, um centro de convenções, local para instalação de feiras e encontros de negócios e estandes para criação de lojas. O diferencial desta nova unidade é que ela será sediada no mundo virtual. Chamada de Ilha do Empreendedor, a sede será abrigada dentro da plataforma Second Life, permitindo que o empreendedor faça visitas ao espaço a qualquer hora do dia e de qualquer lugar do mundo.

Em agosto de 2007, o Sebrae começou a atuar como um posto de atendimento mostrando produtos e serviços e encaminhando os interessados para o site da instituição. Sem qualquer divulgação recebeu neste período 2.970 visitantes e, de maio para cá, com a Ilha do Empreendedor, foram registradas 1.164 visitas. Este período de experiência comprovou o interesse dos visitantes e abriu enormes possibilidades desta nova plataforma.

"No Second Life o avatar pode abrir um negócio e, assim como no mundo real, o objetivo é ganhar dinheiro. O Sebrae está no lugar certo porque pode orientar estes empreendedores a ter sucesso nos negócios reais. Esta é uma tecnologia de ponta que elimina as distâncias e dá ao usuário a possibilidade de freqüentar os cursos na hora que achar mais conveniente, entre outras vantagens. As possibilidades do uso da tecnologia na educação a distância são infinitas", reforça Jorge Ferla, do Instituto de Estudos Avançados, parceiro do Sebrae.

O Second Life simula a vida real em um ambiente tridimensional em que as pessoas se relacionam por meio de um personagem chamado de avatar. A educação a distância é uma das importantes possibilidades de uso deste novo espaço e o Sebrae, com o grande número de visitantes ao espaço mostrando o acerto da iniciativa, foi um dos casos de sucesso apresentados no 2º Congresso Second Life na Educação, realizado no Rio de Janeiro.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.