Economia e Negócios

Rodada de negócios reúne operadoras e empresários de turismo

Evento facilita negociações para que turistas de outros estados venham descobrir o interior da Paraíba.




Da assessoria do evento

Roteiros rurais paraibanos poderão ser comercializados por operadoras de turismo do Sudeste, Sul e Centro-Oeste em uma rodada de negócios que acontece nesta sexta-feira, 29, durante a 4ª Ruraltur, Feira Regional de Turismo Rural, que acontece no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, em João Pessoa.

Reunidos em um ambiente comum, a dinâmica da rodada propicia principalmente o acesso a novos mercados e a realização de negócios. A 4ª edição da Rodada de Negócios tem por objetivo estimular parcerias comerciais e aproximar empresas para oportunidade de negócios e será focada em roteiros do turismo rural e ecoturismo do Brejo, Cariri e Sertão paraibano.

Cerca de 30 empresas do setor do turismo paraibano e oito operadoras, sendo quatro delas do Centro-Sul do País, já confirmaram presença na rodada. Ontem, quinta-feira, executivos das operadoras de Minas Gerais, o Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Pernambuco fizeram uma visita técnica à região do Brejo paraibano, que além do clima frio e serrano, possui inúmeros atrativos que podem ser explorados pelas operadoras, como, por exemplo, visitas aos engenhos produtivos da cachaça e rapadura, apresentações culturais, trilhas ecológicas e da gastronomia local que servem de vitrine para vendas de pacotes turístico.

“Partindo do princípio de que mais importante que falar é conhecer e experimentar pessoalmente as potencialidades da região numa visita ao local, digo que é essencial esse tipo de visita na véspera da rodada de negócios, pois será mais um gancho para vendas”, avalia o diretor da agência de turismo de receptivo Mais Brasil Tur, Isaac Batista, selecionada para acompanhar as operadoras ao Brejo paraibano na visita técnica.

Para o coordenador da Rodada de Negócios da 4ª Ruraltur, Hamilton Alves de Luna Júnior, a expectativa é de bons negócios. O Sebrae, tem toda uma preocupação para gerar negócios entre as empresas participantes. “Quando convidamos empresas como essas operadoras do Centro Sul para participar da rodada de negócios, previamente fazemos uma seleção, ou seja, há um filtro com entrevistas dos diretores das operadoras para saber a intenção real de explorar comercialmente esses roteiros”, comentou Hamilton, que é diretor Operacional da Up to Date, empresa ganhadora da licitação para coordenar os trabalhos da Rodada de Negócios.

Hamilton acrescentou que a rodada é conduzida dentro de um formato para criar o maior número de negócios possível. Um dos termômetros para demonstrar a perspectiva de bons negócios na 4ª edição da Ruraltur foram os números divulgados pelo estande do Banco do Nordeste. Apenas na primeira manhã da Feira, o banco prospectou mais de R$ 800 mil em negócios. As palestras do 6º Congresso Paraibano de Turismo com a temática “Eventos: gerando turismo e girando negócios” está também voltado para o ambiente de prospecção.

Cariri em evidência – Apresentado durante a RuralTur, um dos roteiros mais sugestivos é o da região mais seca do estado, o Cariri Paraibano. Lajedos, história, cultura e paisagens exóticas são os atrativos do roteiro que já leva escandinavos todos os anos ao lajedo Pai Mateus, em Cabaceiras. Junto com Boqueirão, Boa Vista, Sumé, Monteiro e Serra Branca, elas formam uma rota de aventura que já está sendo comercializada por agências locais. Mais informações no estande do Cariri na RuralTur, cuja entrada é gratuita.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.