Economia e Negócios

RoboCup inscreve para visitas guiadas

Serviço é voltado a grupos de no mínimo 10 pessoas cada.



Francisco França
Francisco França

As pessoas que desejarem fazer visitas guiadas à RoboCup 2014, com a orientação de monitores, têm até sexta-feira (11) para garantir a inscrição. O serviço gratuito será disponibilizado para o público em geral, sendo voltado a grupos de, no mínimo, 10 pessoas cada. Para fazer esse agendamento prévio, é preciso preencher um formulário na página eletrônica oficial do evento.

O torneio internacional de futebol de robôs acontece de 19 a 25 deste mês, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa. A realização do campeonato na Paraíba é de responsabilidade do Governo do Estado e deve atrair um público de 60 mil visitantes de todo o mundo. Participam do evento mundial cerca de 400 times, com 4 mil competidores de 45 países.

Carmen Faria, professora de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e coordenadora das visitações à RoboCup 2014, esclareceu como funcionam as visitas guiadas: “Nosso foco é a população em geral. Porque nosso objetivo é fazer com que os visitantes tenham conhecimento sobre a RoboCup. É ideal que alunos e professores também formem grupos e solicitem a visitação guiada”, disse.

Segundo ela, os monitores explicarão aos visitantes o funcionamento das modalidades de competição de robôs e sobre o panorama geral da programação do evento. Essas visitas durarão até uma hora e meia. Depois, o visitante pode escolher qual campeonato prefere assistir.

Quem optar pela visitação simples não precisa fazer agendamento. A RoboCup 2014 é um campeonato oficial do Ministério do Esporte, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em conjunto com dezenas de universidades do País. A organização no Brasil conta ainda com mais de 400 professores voluntários.

O projeto também é organizado mundialmente pela RoboCup Federation, que para as competições de robótica é uma instituição equivalente à Fifa para o futebol. O evento acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, o torneio é realizado, preferencialmente, na nação sede do mundial.

O torneio envolverá disputa em cinco categorias principais, ou ligas (Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior), incluindo nelas jogos e demonstrações. Oficinas, simpósios, exposições interativas e workshops também estão previstos na programação da RoboCup 2014.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.