Economia e Negócios

Procon autua operadora de telefonia por suspensão de serviço

Atuação foi motivada por reclamação de consumidores sobre problemas com serviços da Oi nesta terça (15).



Divulgação
Divulgação
Operadora tem um prazo de 10 dias para se justificar e pode vir a receber multa

Nesta terça-feira (15), a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) autuou a operadora de telefonia Oi por suspensão do serviço sem prévia notificação. O problema começou na manhã de hoje, com os serviços de telefonia móvel, fixo e internet da empresa em João Pessoa parando de funcionar por várias horas.

Segundo o Procon-JP, a operadora tem um prazo de 10 dias para se justificar e pode vir a receber multa. De acordo com o secretário-adjunto do Procon-JP, Marcos Santos, a operadora é reincidente neste tipo de problema, por isso foi autuada. “Costumamos apenas notificar quando o problema ocorre pela primeira vez. No caso da Oi, que vive apresentando essa deficiência nos serviços, fomos direto para a autuação”.

A empresa sofre essa autuação no mesmo dia em que é lançado o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2015 do Procon-JP, onde aparece como a campeã de denúncias. Conforme a secretaria, a principal reclamação dos consumidres contra a Oi é a suspensão frequente dos serviços da empresa.

“Não há como fazer apenas a notificação educativa em uma empresa que vive apresentando o mesmo problema. Se observamos os números de reclamações que chegam ao Procon-JP, a empresa tem muito o que se explicar”, afirmou Marcos Santos.

Marcos Santos acrescenta que é obrigação da empresa avisar aos consumidores que os serviços serão interrompidos, “porque essa suspensão prejudica grande parte da população, que hoje usa a telefonia móvel e a internet em vários momentos do seu dia a dia, seja no trabalho, na escola, ou mesmo na rotina de casa e contatos pessoais”.

Procurada pela reportagem do JORNAL DA PARAÍBA, a assessoria de comunicação da Oi informou que a empresa ainda não foi notificada da autuação, e que não sabe os motivos que ocasionaram a suspensão dos serviços de telefonia móvel, fixo e internet na capital.

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.