icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

PB é destaque no setor alimentício

Dados são da pesquisa realizada pela Central Mailing List, empresa especialista em fornecer banco de dados.

Publicado em 14/08/2012 às 8:00

A Paraíba é o segundo estado do Nordeste que mais criou empresas do setor alimentício, durante 2011, com elevação de 15,29% no número de restaurantes e lanchonetes no estado. Os dados são da pesquisa realizada pela Central Mailing List, empresa especialista em fornecer banco de dados.

Dentre os fatores que levaram o estado a surpreender no ranking, segundo presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PB), Marcos Mozzini, está a duplicação da BR-101.

“A estrada liga a Paraíba ao Rio Grande do Norte e a Pernambuco, facilitando o acesso, por exemplo, a João Pessoa. Temos ainda uma excelente qualidade de vida que tem atraído, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de dez mil pessoas de outros estados e países para virem morar aqui”, afirma.

Segundo o estudo, as regiões Norte e Nordeste são as que mais crescem no segmento, se comparadas ao ano de 2011. No ranking nacional, o estado do Amapá foi o campeão, com crescimento de 21,35%. Em seguida, aparecem Pará (+17,40%), Piauí (+16,55%), Acre (+16,19%), Paraíba (+15,29%) e Roraima (+15,22%).

Para o presidente da Abrasel, o hábito de comer fora de casa vem em um crescimento muito forte no que diz respeito aos paraibanos. “A cada dia as pessoas têm mais pressa e menos tempo. Além disso, o crescimento do consumo das classes C e D tem contribuído de forma definitiva para o desenvolvimento do setor de alimentação fora do lar. Outro fator fundamental é a grande ascensão das mulheres no mercado de trabalho, deixando as atividades do lar”, comenta.

Os pesquisadores da Central Mailing List concluíram ainda que o segmento da alimentação é um dos setores que mais emprega no Brasil, com 876.346 brasileiros trabalhando com registro em carteira.

"Sair para comer fora não é mais um programa para o fim de semana ou para comemorar datas especiais, a grande mudança no dia a dia da população contribui significativamente para esta mudança na rotina de cada brasileiro", afirmou Marcos Rodrigues, diretor da Central Mailing List.

A pesquisa revelou que o Brasil possui 222.358 empresas no ramo alimentício, sendo que, apenas no ano passado, foram abertos 18.399 restaurantes. Além disso, este segmento é um dos que mais emprega no Brasil, independente da ocupação. A pesquisa também mostrou que, em média, 876.346 brasileiros trabalham no ramo da alimentação com registro em carteira.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp