Economia e Negócios

Paraíba tem segunda maior alta do país no volume de serviços

Índice foi igual aos constatados em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.




COMPRAS LOJA COMÉRCIO (Foto: Junot Lacet Filho/Arquivo)

(Foto: Junot Lacet Filho/Arquivo)

O volume de serviços na Paraíba registrou uma das maiores altas do Nordeste em janeiro, frente a dezembro, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, nesta terça-feira (9). Superior à média do país (0,6%), o índice foi igual aos constatados em Pernambuco e no Rio Grande do Norte e se apresentou como o segundo maior do país.

Ainda em comparação com o primeiro mês do ano, a receita nominal do setor no estado avançou 0,7%, contrastando com o leve recuo de 0,3% verificado na média brasileira. Na região Nordeste, esse também foi o maior percentual, junto ao observado em Pernambuco (0,7%).

Apesar disso, em relação a janeiro de 2020, houve queda nos indicadores. O volume de serviços paraibano diminuiu 5%, acompanhado pela receita que caiu 4,4%. No cenário nacional, houve redução de 4,7% nos dois índices.

No acumulado de 12 meses, porém, as variações negativas foram mais intensas. Na Paraíba, o volume de serviços apresentou queda de 11,7% no período e a receita nominal de 11,4%. Na média do país, esses índices foram de -8,3% e -7,8%, respectivamente.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.