Economia e Negócios

Paraíba é estado nordestino que mais cresceu no setor varejista em 2011

Segundo dados do IBGE, a Paraíba foi pela segunda vez consecutiva o estado do Nordeste que mais cresceu no setor




A Paraíba, pelo segundo ano consecutivo, foi o estado nordestino que mais cresceu no setor do mercado de consumo, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio divulgados nesta terça-feira (14), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vendas no varejo paraibano fecharam 2011 com um crescimento de 14,2% em relação ao ano anterior, a segunda mais alta do país. A primeira posição pertence ao estado de Tocantins com 25,2%, que tem uma base comparativa mais fraca.

De acordo com os dados do IBGE, em dezembro, mês de maior venda do varejo, devido às festas de fim de ano, o comércio registrou alta de 18% e – novamente a segunda maior alta do país, perdendo também para o Tocantins (28,4%).

Apesar de o primeiro semestre de 2011 ter registrado taxas mais fortes de crescimento, devido às medidas de restrição ao consumo adotadas pelo Governo Federal no segundo semestre, para reduzir a inflação, o varejo paraibano mostrou força e potencial de crescimento durante o ano.

Somente dois meses de 2011 registraram altas abaixo de dois dígitos: agosto (5,4%) e setembro (7,8%). Nos demais, o crescimento ficou bem acima de 10%, atingindo os picos nos meses de fevereiro (30,6%) e abril (25,6%). Como estado nordestino que mais cresceu no setor varejista em 2011, a Paraíba superou Maranhão (9,4%), Ceará (8%), Bahia (7,1%), Rio Grande do Norte (7,1%) e Pernambuco (6,7%).


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.