Economia e Negócios

No vermelho: número de endividados cresce 192% em João Pessoa

Dados do SPC-JP mostram que 7.525 pessoas contraíram dívidas no comércio em julho




Em julho, João Pessoa repetiu as altas taxas de inadimplência apresentadas ao longo do ano e registrou um aumento de 192,23% na lista de devedores comparado ao mesmo mês do ano passado. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da capital paraibana, foram 7.525 pessoas endividadas em julho contra as 2.575 no ano passado.

De acordo com o diretor do SPC-JP, Lindembergh Vieira, a opção por parcelar as compras em várias vezes e a tradicional elevação dos juros no Brasil contribuem para a inadimplência no comércio. “O empréstimo do nome a terceiros é responsável por 22% do endividamento das pessoas”, acrescentou.
O número de consumidores que recuperaram o crédito em julho cresceu 270,71%, com 6.139 pessoas que conseguiram excluir o nome da lista de devedores. No ano passado esse volume foi de 1.656 pessoas.

O presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas da Paraíba, José Lopes Neto, afirmou que o quadro registrado no setor é um reflexo da situação econômica do país e do ajuste que o governo federal está fazendo nos cofres públicos.

“O Brasil está vivendo a crise econômica, política e hídrica. Tudo isso tem impacto no comércio, que vende pouco porque as pessoas estão reduzindo o poder de compra e com receio do que virá pela frente. Essa inadimplência retrata a falta de dinheiro da população”.

De acordo com ele, os empresários do comércio em todo o Estado já começaram a demitir pessoal e a situação não deve mudar até dezembro. “Acredito que até dezembro a situação no comércio seja de dificuldade. Tememos enfrentar uma retração nas vendas do setor este ano, comparado ao ano passado”, lamentou José Lopes Neto.

BALANÇO

De janeiro a julho deste ano, o endividamento na capital aumentou 303,53%. No acumulado do ano foram registradas 61.232 pessoas com o nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito. No mesmo período de 2014 esse número chegou a 15.174. Já o volume de nomes excluídos aumentou 296,49%, sendo 38.722 este ano e 9.766 no ano passado.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.