Cultura

Violinista pessoense é selecionado para estudar música nos EUA

Jovem paraibano embarca este mês e lá dará continuidade ao curso de bacharelado que faz na UFPB. Ele iniciou seus estudos de violino aos 3 anos de idade.




Da assessoria da OSPB

O jovem paraibano, Rodrigo de Almeida Eloy Lobo, 18 anos, integrante da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB), ganhou uma bolsa de estudos com duração de quatro anos na Nicholls State University, no Estado de Louisiana, EUA, para dar continuidade ao curso de Bacharelado em Música. Ele embarcará ainda este mês.

Rodrigo Lobo participou, junto com vários violinistas, de uma audição feita pelo professor de música dos Estados Unidos, James Alexander, por ocasião da vinda dele à Paraíba, e foi aprovado. O jovem ingressou no curso de Bacharelado em Música na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) este ano, tendo obtido média 10 nas provas prática e teórica.

Ele é natural de João Pessoa e iniciou seus estudos de violino em 1994, aos 3 anos de idade, com o professor Ademar Rocha, no Centro Musical Suzuki. Desde 2004 é orientado pelo professor doutor Hermes C. Alvarenga.

Durante a sua trajetória de estudos já participou de diversos festivais nacionais e internacionais como o Master Classes, com a presença de professores de renome como Paul Biss (EUA), Samuel Ashkenasi (EUA), Paulo Bosísio (RJ-Brasil), Daniel Guedes (RJ-Brasil), Mirian Fried (EUA), Ole Böhn (Noruega), Guilhaume Tardiff (Canadá) e James Alexander (EUA).

Em novembro de 2003, teve sua primeira participação no 10° Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio, chegando a ser finalista. Foi componente da Orquestra Sinfônica Infantil da Paraíba e, a partir de 2004, passou a integrar a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, onde faz parte do naipe de primeiros violinos. Em outubro de 2007, passou a integrar a Orquestra de Câmara do Município de João Pessoa.

Atuou também como solista na Orquestra Sinfônica da Paraíba e como spalla da Orquestra da EMAN (Escola de Música Antenor Navarro) e na OSPB Jovem. Em dezembro de 2007, concluiu o curso de Teoria Musical na Escola de Música Anthenor Navarro (EMAN).
 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.