Cultura

Uma janela para as artes

Mostra reúne 95 trabalhos de vários artistas potiguares e paraibanos, além de um italiano e um espanhol radicados no Brasil.




Uma janela para as artes do Estado vizinho, o Rio Grande do Norte. Essa é uma das propostas da Coletiva de Artes Visuais que ganha vernissage nesta sexta-feira, a partir das 19h, no Núcleo de Arte Contemporânea da Universidade Federal da Paraíba (NAC-UFPB), em João Pessoa.

A mostra reúne 95 trabalhos de vários artistas potiguares e paraibanos, além de um italiano e um espanhol radicados no Brasil. A coletiva ficará aberta ao público até o dia 12 de setembro.

“Vimos uma necessidade de intercâmbio dos artistas da Paraíba e do Rio Grande do Norte”, aponta a paraibana Elidete Alencar, que coordena a Galeria de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e organiza a exposição junto com a conterrânea Célia Albuquerque. “É uma coletiva com aspectos individuais. Trazemos pra cá uma mini bienal”.

Além das próprias organizadoras, participam da exposição o italiano Alberto Giuliani, o espanhol Manuel Blas, os paraibanos Assis Marinho e Makarios Maia, e os norte-rio-grandenses Ana Rique, Dorian Gray, Erasmo Andrade, Ivanilda Costa, Judith Pondofe, Marcos Câmara, Socorro Evangelista, Rolim e Vicente Vitoriano.

Dentre as técnicas apresentadas estão a aquarela, óleo sobre tela, fotografia, acrílica, nanquim e mista. “O objetivo é criar vínculos e circular nos Estados do Nordeste para divulgar e discutir técnicas artísticas”, planeja.

Dentre os paraibanos presentes na Coletiva de Artes Visuais está Assis Marinho, natural de São João do Sabugi, no Seridó, um artista que já foi retirante da seca e até hoje retrata essa realidade, de acordo com Elidete Alencar.

Ainda segundo Alencar, a abertura de hoje também contará com duas demonstrações ao vivo de pintura em aquarela pelos artistas visuais Ana Rique e Alberto Giuliani, que vão doar os respectivos trabalhos feitos na hora para o próprio NAC. “Será como uma forma de agradecimento pelo espaço que a UFPB está nos oferecendo”.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.