Cultura

Um paraibano na Copa 2014

Pintura do artista paraibano Fábio de Brito, foi selecionada para figurar em coletivas itinerantes durante o mundial de 2014.



Divulgação/Reprodução
 Divulgação/Reprodução
Pintura a óleo 'Pernambucopando', de Fábio de Brito, ficou entre as vencedoras

Nenhuma cidade paraibana está entre as sedes da Copa do Mundo 2014. Os habitantes de Puxinanã (121 quilômetros de João Pessoa), porém, podem ter o privilégio de dizer que sua cidade está entre aquelas que representarão a Copa em 2014.

É que o jovem Fábio de Brito, natural da pequena cidade situada nos arredores de Campina Grande, foi um dos 14 artistas classificados no 1º Concurso de Obra Artística – Artes Visuais ‘Pernambuco Copa 2014’.

Promovido pela Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa), o concurso selecionou 14 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras, xilogravuras e grafitagens, para figurarem em coletivas itinerantes com o objetivo de divulgar a realização do campeonato mundial de futebol.

A pintura a óleo ‘Pernambucopando’, de Fábio de Brito, ficou entre as vencedoras do edital lançado em setembro do ano passado que sagrou o pernambucano Ricardo Cavani Rosas como vencedor, com o prêmio de R$ 10 mil.

Os nomes dos outros 13 classificados foram divulgados semana passada, em uma lista disposta por ordem alfabética. Um dos critérios do júri do concurso era que as obras inscritas expressassem "elementos ilustrativos da cultura pernambucana", razão pela qual Brito tematizou o frevo em seu óleo sobre tela.

"Fiz uma pesquisa para conhecer as manifestações artísticas e culturais mais fortes em Pernambuco e no Nordeste, por extensão", afirma o paraibano que, com o reconhecimento, ganhou o 4º prêmio nacional de sua carreira.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.