Cultura

Sutiãs aparecem mais e ganham destaque no figurino

Há alguns anos as jovens e descoladas começaram a se sentir mais à vontade com essa “roupa de baixo” fazendo ela aparecer com cores, rendas, estampas e bordados .




Agda Aquino*
especial para o Portal Paraíba1

Lembra quando as mulheres só queriam comprar sutiãs discretos, que não aparecessem de jeito nenhum, nem por baixo da roupa e muito menos aparecendo mais do que ela?

Pois isso está mudando, e não é de hoje. Há alguns anos as jovens e descoladas começaram a se sentir mais à vontade com essa “roupa de baixo” fazendo ela aparecer com cores, rendas, estampas e bordados que podiam chamar um pouco mais a atenção.

Agora essa moda chegou de vez, ajudada pela tendência das cores fluorescentes, que já foi tema dessa coluna. Quem também está dando uma força pra isso é a personagem Norminha, da novela Caminho das Índias, da Rede Globo, que deixa as alças e até parte do bojo dos sutiãs à mostra.

Para este inverno e para o próximo verão pode apostar: lingeries verde-limão, amarelho-cheguei, roxo-intenso e rosa-choque serão a febre da estação. Para quem gosta de variar, vale ter um de cada cor para combinar com as outras peças do look.

O sutiã, que já foi símbolo de repressão feminina e queimado em praça pública como representação da libertação das mulheres, agora vira marca de feminilidade.

Alças aparecendo em camisetas ou vestidos decotados, detalhes do bojo bordado e colorido surgindo por baixo de peças básicas serão as formas mais usadas para a peça. Para os eventos mais chiques, existem os sutiãs com alças feitas com pedrarias e detalhes que ficam um charme.

Mas essa moda é para quem tem segurança em si mesma e atitude. E não esqueça de prestar atenção a essas dicas: para o visual ficar bonito o sutiã tem que ser bonito também.

Não valem aqueles de alças brancas, velhinhas e surradas. E continua sendo muito feio deixar o sutiã aparecer sem querer, como se estivesse sobrando da roupa. Sutiã aparecendo só se for intencional.

* Agda Aquino é jornalista formada pela UFPB com formação em Desing de Moda. Fez especialização pela Universidade Potiguar, onde pesquisou a relação da moda com a comunicação e com a credibilidade. É mestranda em Estudos da Mídia pela UFRN, onde estuda a moda utilizada pelo jornalista de televisão.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.