Cultura

Solar do Conselheiro integra roteiro turístico oficial de João Pessoa

Na mesma ocasião será apresentada, no Solar do Conselheiro, a descoberta inédita da primeira reprodução da imagem do Conselheiro Imperial Antônio José Henriques.




Da Redação
Com informações da Secom-JP

A inauguração do "Projeto de Sinalização Turística para Pedestres" no Centro Histórico acontece nesta sexta-feira (5), com concentração no Casarão 34 a partir das 17h. Na oportunidade, serão entregues à população placas de identificação dos prédios que integram o roteiro turístico oficial de João Pessoa.

O evento faz parte das homenagens ao aniversário de um ano do tombamento nacional do Centro Histórico de João Pessoa, que ocorreu em 6 de dezembro de 2007. Recebem as placas indicativas o Casarão 34, o Casarão dos Azulejos, o Solar do Conselheiro e o prédio sede da Academia Paraibana de Letras.

O evento terá a presença do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e se estende com ato solene no Centro Cultural de São Francisco.

Destaque para o Solar do Conselheiro
Entre as edificações integradas ao roteiro, o sobrado do Solar do Conselheiro recebe um destaque especial. Nesta mesma ocasião, será apresentada, no Solar do Conselheiro, a descoberta inédita da primeira reprodução da imagem do Conselheiro Imperial Antônio José Henriques – importante parlamentar da Paraíba durante 50 anos, duas vezes governador do Estado e uma vez da província de São Paulo.

O retrato a óleo do Conselheiro que será inaugurado durante a sessão tem assinatura do artista plástico paraibano Jeová de Carvalho, que desfruta de recente destaque no cenário nacional das artes – a exemplo de sua participação, junto ao artista Sóter Carreiro, na exposição carioca ‘O Rio de Machado’, na Academia Brasileira de Letras. A mostra integrou a programação oficial das comemorações pelo Centenário de morte de Machado de Assis.

A aquisição do desenho que deu origem a tela do Conselheiro é fruto de três longos anos de pesquisa em cima da história que envolve a passagem de vida de Antônio José Henriques pela casa onde hoje funciona o Solar do Conselheiro.

A apresentação deste quadro é o marco zero de uma trajetória de projeção cultural e histórica que o Solar deve trilhar, como membro oficial do roteiro turístico da Capital.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.