Cultura

Secretaria de Cultura da PB prorroga edital para que artistas se apresentem durante a pandemia

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até a próxima sexta-feira (26).




Secretaria de Cultura da PB prorroga edital para que artistas se apresentem durante a pandemia. Foto: Divulgação

Foram prorrogadas as inscrições para o credenciamento de novas propostas de artistas paraibanos, com o objetivo de participarem do projeto ‘#CulturaPBNaWeb’. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até a próxima sexta-feira (26). A divulgação do resultado final com a lista de propostas aprovadas está prevista para o dia 13 de julho.

>>> Confira os detalhes do edital do projeto #CulturaPBNaWeb

Os conteúdos selecionados serão exibidos através das redes sociais do Governo da Paraíba, por causa do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Iniciativas como essa estão sendo feitas como uma forma de auxiliar os artistas que não estão podendo se apresentar, mas também levando arte e cultura para os lares das famílias paraibanas.

Estão sendo oferecidas 150 vagas, nas áreas de: performance artística (60), curso, oficina e workshop (20); e-books e história em quadrinhos (20); podcast (20), exibição de curta-metragem (20), além de exposição, intervenção e galeria de arte visual (10). Cada artista selecionado receberá um cachê de R$ 1.200.

Para concorrer, os interessados precisam preencher um formulário disponível no site da Secretaria de Cultura. Além disso, os artistas precisam enviar uma ficha técnica da apresentação artística em formato digital, além de um portfólio artístico do artista/grupo, detalhando a produção artística realizada nos últimos cinco anos. Também será permitido anexar fotos, matérias de jornais ou revistas, cartazes, certificados e links para plataformas de vídeo, desde que não ultrapasse o limite de 10mb.

A primeira etapa, após as inscrições, será a avaliação das propostas, onde serão conferidos os documentos exigidos pelo edital. Na outra etapa, os itens avaliados serão o portfólio artístico-cultural, a proposta apresentada e os aspectos técnicos da proposta (roteiro; sinopse; condições técnicas apresentadas; conhecimento sobre ferramentas multimídia e uso da internet).

Os pagamentos dos cachês serão efetuados através de crédito em conta corrente informada no ato da inscrição, no prazo de até 30 dias, contado da data de publicação do vídeo nos canais utilizados pelo ‘#CulturaPBnaWeb’.

Confira os detalhes de cada área:

Performance artística (60 vagas)

Conteúdo de caráter performático, disponibilizado em formato audiovisual, com duração entre 15 e 45 minutos, relacionado às artes cênicas, artes visuais, literatura, humor, música e patrimônio cultural imaterial, assim como à diversidade de expressões estéticas decorrentes destes segmentos.

Curso, oficina e workshop (20 vagas)

Conteúdo de caráter formativo, disponibilizado em formato audiovisual, com duração entre 15 e 45 minutos, podendo ser utilizado o modelo seriado, relacionado às artes cênicas, artes visuais, literatura, cinema, música e patrimônio cultural imaterial, assim como à diversidade de atividades laborais, de habilidades e de técnicas decorrentes destes segmentos.

E-books e histórias em quadrinhos (20 vagas)

Conteúdo de caráter literário, disponibilizado em formato digital, com características de livro padrão ou conjunto de posts para a internet, relacionado à temas como cultura, arte e história paraibana. Teatro de bonecos

Podcast (20 vagas)

Conteúdo de caráter lúdico-formativo, disponibilizado em formato de áudio, com duração entre 15 e 45 minutos, podendo ser utilizado o modelo seriado, incluindo histórias, relatos, reflexões, entrevistas, entre outros modelos, relacionados a temas como cultura, arte, história paraibana, humanidades e criatividade.

Exibição de curta-metragem (20 vagas)

Obra audiovisual, de gênero ficção, documentário ou animação, produzida na Paraíba, finalizada entre 2016 e 2020 e com duração de até 20 minutos.

Exposição, intervenção e galeria de arte virtual (10 vagas)

Conteúdo de caráter contemplativo, disponibilizado em formato digital e relacionado às artes visuais e à diversidade de expressões estéticas decorrentes deste segmento.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.