
Salão do Artesanato pretende arrecadar mais de R$ 1,2 milhão em Campina Grande
Salão está instalado este ano no Museu de Arte no bairro do Catolé, em Campina Grande
João Paulo Medeiros

Lançamento do Salão do Artesanato aconteceu na manhã desta terça-feira em Campina Grande
A 30ª edição do Salão do Artesanato Paraibano foi lançada nesta terça-feira (4) com uma meta ‘audaciosa’: movimentar mais de R$ 1,2 milhão com a comercialização de produtos feitos pelos artesãos da Paraíba. A expectativa é de que cerca de 100 mil pessoas visitem o espaço, instalado esse ano no Museu de Arte Contemporânea da Unifacisa, no bairro do Catolé em Campina Grande.
Na edição deste ano o Salão tem como tema ‘Labirinto, – a Arte que Une Gerações’, em alusão à arte do labirinto, produzida em várias regiões do Estado. “Teremos toda a estrutura montada para receber bem os turistas e visitantes. Nossa expectativa está muito boa este ano, sobretudo porque o labirinto é uma arte paraibana que serve de referência para todo o mundo”, comentou Marielza Rodrigues, gestora do Programa de Artesanato da Paraíba.
O Salão este ano ficará aberto de 12 a 30 de junho, período em que Campina Grande realiza o Maior São João do Mundo. Na 30ª edição será cobrado um quilo de alimento não perecível, que será arrecadado e enviado para instituições de caridade – entre elas a Diocese de Campina Grande.
Outra novidade do é a não utilização de sacolas e canudos plásticos no evento, contribuindo para a conscientização do público. Já a Fazenda do Sol, entidade que cuida de pessoas dependentes químicas, estará com a venda de biscoitos no local.
Produzido a partir de tecidos finos, especialmente o linho, o labirinto permite a confecção de uma grande diversidade de gravuras, utilizando-se, apenas, do entrelace conveniente de fios sobre uma trama têxtil em forma de tela. A tela, derivada do desfiamento específico do linho ou outro pano semelhante, margeia-se de uma porção de tecido preservado, o qual forma meandros e figuras alongadas semelhante às paredes de um labirinto.
Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.