Cultura

Sandálias inspiradas nos gladiadores são aposta para o verão

As sandálias inspiradas nos lutadores romanos saltaram da telona do cinema e dos livros de história para os pés da próxima estação. São as sandálias gladiadoras em diversos formatos e modelos.




Agda Aquino, especial para o Paraíba 1

Se você estiver andando pelas ruas nas próximas semanas e se surpreender com a sensação de que voltou no tempo ou que já viu as sandálias que as pessoas estão usando alguma vez no passado, não estranhe, não será uma sensação de dejávu. As sandálias inspiradas nos lutadores romanos saltaram da telona do cinema e dos livros de história para os pés da próxima estação. São as sandálias gladiadoras, que aparecem em diversos formatos e modelos.

Elas já fizeram sucesso no verão do hemisfério norte e chegam por aqui com força total, impulsionadas pela propaganda feita por grandes estrelas internacionais da televisão e do cinema, como Carrie Bradshaw – personagem interpretada pela atriz Sarah Jessica Parker no famoso filme Sex and the City –  Gwyneth Patrol, Fergie e as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen.

Quem não está acostumado com a idéia de um monte de tiras amarradas na perna pode estranhar um pouco, mas não tenha dúvida, elas são a aposta mais alta das grifes de sapatos para a próxima estação. Os modelos são bem variados – desde o mais clássico, com couro em tom natural e tiras até o joelho – às mais sofisticadas, com plataforma ou com salto fino.

Modelos e usos
O modelo clássico é o que vai até a altura do joelho e sem salto. Como ele chama muita atenção para os pés, o ideal é combinar com peças curtas, como shorts, mini-saias ou vestidos curtinhos. As cores escuras são mais indicadas para serem usadas sobre legging de mesmo tom, com o comprimento terminando antes do início da sandália, formando um look moderno. Para a noite as gladiadoras com salto dão um toque especial ao figurino.

Essas sandálias em geral são mais curtas do que as rasteiras e usam materiais mais sintéticos e brilhosos, com cores diferentes. Mas cuidado pra não exagerar no figurino porque elas já vão chamar bastante atenção. Até as confortáveis e tradicionais rasteirinhas de verão aderiram à essa moda. Tem modelos totalmente abertos e alguns fechados no calcanhar. Tem para o dia e para a noite. Uma festa de opções.

Cuidados na hora de usar
Mas se você está um pouco acima do peso ou faz parte do time das baixinhas, pense bem antes de circular por aí com uma dessas sandálias. Por causa do formato que cobre o peito do pé e do comprimento delas (muitas vezes até o joelho), as gladiadoras encurtam a silhueta e engrossam as pernas. Na hora de comprar uma peça dessas vale a dica de sempre: se olhe bem no espelho para ver se está funcionando ou não com você.

Curiosidade histórica
Os gladiadores fizeram sucesso no antigo império romano. Eles eram em geral escravos que lutavam entre si ou com animais selvagens para entretenimento da população (as lutas muitas vezes iam até a morte de um dos adversários). Há registros históricos que provam que também existiram mulheres gladiadoras, mas certamente elas eram minoria. Naquele tempo as pessoas usavam sapatos feitos em couro e costurados à mão com tiras feitas do mesmo material.

Os romanos desenvolveram uma grande variedade de modelos de calçados, uma raridade para os povos da época. As sandálias dos gladiadores também eram feitas principalmente de couro, mas muitas vezes usavam também materiais mais grossos na parte da frente para proteger a canela dos golpes nas lutas. Era para isso que serviam as tiras: para amarrar os pedaços de material mais pesado que ficava na parte da frente da perna. Mais uma prova de que tudo serve de inspiração para moda.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.