Cultura

Richard Raymond apresenta recital de piano hoje no Banguê

Pianista canadense realiza recital em João Pessoa, às 20h, com entrada franca. No programa, composições de Ludwig van Beethoven.




Renato Félix, do Jornal da Paraíba

O pianista canadense Richard Raymond realiza hoje um recital em João Pessoa. O local é o Cine Banguê, às 20h, com entrada franca, uma das paradas da turnê que o músico faz por cidades brasileiras e que inclui São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Natal.

Raymond ministrou master classes de piano gratuitas para alunos de universidades públicas na segunda e na terça, no próprio Cine Bangüê, e encerra sua passagem pela cidade com o concerto de hoje à noite.

Richard Raymond vai apresentar um programa com composições do alemão Ludwig van Beethoven, do austríaco Franz Sussmayr, do húngaro Franz Liszt, do polonês Frederic Chopin e do americano L.M. Gottschalk (no caso, a “Fantasia triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro”).

O pianista nasceu em 1965 na cidade de Campbeliton. Apesar das apresentações com as orquestras sinfônicas de Montreal e Toronto, ele é mais conhecido por seus recitais e gravações de música de câmera. Ganhou em 1990, o primeiro prêmio na Competição da Orquestra Sinfônica de Montreal, na categoria de 18 a 25 anos. No mesmo ano, também conquistou o primeiro prêmio na Canadian International Stepping Stone Competition. E foi ganhando outros prêmios através dos anos.

Raymond já lançou quatro CDs, um deles dedicado à obra de Liszt, outro às valsas de Chopin e outro às sonatas de piano de Beethoven e do alemão Julius Reubke. Com seus recitais, já foi à Itália, Taiwan, México, China, Geórgia, Alemanha, França e Estados Unidos. A vinda de Raymond é uma realização do Departamento de Música da UFPB em convênio com o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.