Cultura

Relembre filmes que completam 10 anos de lançamento em 2020

‘A Origem’, ‘Toy Story 3’ e ‘Tropa de Elite 2’ são alguns dos filmes que estão completando 10 anos.




Com os cinemas fechados por conta da pandemia de Covid-19, que tal uma viagem no tempo,  em uma década,  para relembrar as produções que chegaram às telonas em 2010? Tem muito filme marcante e alguns que talvez você nem se dê conta que foram lançados há uma década.

O campeão de bilheteria daquele ano foi ‘Toy Story 3’.  Após um intervalo de 11 anos, Woody, Buzz Lightyear e companhia voltavam ao cinema. O filme fecha a história dos brinquedos com o amigo Andy. O longa alcançou uma bilheteria de mais de 1 bilhão de dólares.

Ainda no campo das animações, 2010 apresentou ao mundo uma outra franquia de sucesso: ‘Meu Malvado Favorito’. O longa conta a história de Gru, um dos maiores vilões do mundo que acaba se tornando pai de três menininhas. O sucesso gerou duas continuações e um filme derivado estrelado pelos Minions. 

Se uma franquia de animação começava, outra chegava ao fim em 2010. ‘Shrek Para Sempre’ fechava a história do ogro mais querido dos cinemas 

O ano também foi de grande destaque para as adaptações literárias. A luta entre Harry Potter e Valdemort se aproximava do final com ‘Harry Potter e As Relíquias da Morte- Parte I’. Também estreou em 2010 ‘Eclipse’, terceiro filme da Saga Crepúsculo.

>> Ouça a coluna Cultura Pop no site da rádio CBN

Outra adaptação literária  foi ‘As Cronicas de Nárnia: A viagem do Peregrino da Alvorada’, terceiro filme da franquia e o de menor bilheteria. E não podemos esquecer também de ‘Alice no País das Maravilhas’. Dirigida por Tim Burton, a  versão live action da obra alcançou a segunda maior bilheteria daquele ano. 

Segundo filme do Homem de Ferro estrou em 2010 (Foto: Reprodução)

Há 10 anos, tínhamos a mais extensa franquia do cinema  dando  os primeiros passos. Robert Downey Jr estrelava ‘Homem de Ferro 2’, apenas o terceiro filme dos Universo Cinematográfico da Marvel

O ano de 2010 também nos deu um clássico do cinema contemporâneo, a ficção científica ‘A Origem’, filme dirigido por Christopher Nolan e estrelado por Leonaddo Di Caprio. Uma outra estreia daquele ano foi ‘A Rede Social’, filme que conta como Mark Zuckerberg criou o Facebook 

Wagner Moura como o coronel Nascimento (Foto: Divulgação)

Dez anos atrás, um marco do cinema brasileiro estreava: ‘Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro’. O longa superou o estrondoso sucesso do original e durante anos foi a maior bilheteria da história do cinema nacional

Três apos o estrondoso sucesso do primeiro filme, chegava aos cinemas Tropa de ELite 2, o inimigo agora é outro, O longa conseguiu superar o antecessor e durante uns anos foi a maior bilheteria da história do cunema nacional.. O filme de José Padilha tem Wagner Moura mais uma vez como o incorruptível Nascimento, que deixou de ser capitão e se tornou coronel. A história aborda a atuação das milícias do Rio de Janeiro e destaca como elas agem junto a políticos. 

(*Esse texto é uma versão da coluna Cultura Pop, da rádio CBN João Pessoa. A coluna vai ao ar todas as quintas-feiras)


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.