Cultura

Projeto volta a João Pessoa neste domingo com composições de Chiquinha Gonzaga

Assim como nas outras oportunidades, a apresentação será realizada no Centro Cultural São Francisco, às 19h




O projeto ‘Música no Museu’ volta a João Pessoa neste domingo (15) pela quarta vez, nesta oportunidade com a apresentação da pianista Maria Luisa Lundberg e da cantora soprano Neti Szpilman. Em forma de um concerto-duo, a apresentação será inteiramente dedicada ao repertório da compositora carioca Chiquinha Gonzaga.

Assim como nas outras vezes em que foi realizado na capital, o evento acontecerá no Centro Cultural São Francisco, no Centro Histórico de João Pessoa, às 19h. A entrada é gratuita. O concerto tem o patrocínio dos Correios e apoio cultural da Arquidiocese da Paraíba.

Para o criador do ‘Música no Museu’, Sérgio da Costa e Silva, o projeto tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura através da música. Recém chegado da Europa após apresentações em Berlim, na Alemanha, e em Coimbra, em Portugal, Sérgio afirmou que a cada edição realizada na Paraíba, ele nota um aumento no público e faz questão de ressaltar que percebe rostos conhecidos, uma demonstração de que quem foi a uma edição anterior retorna para conferir o projeto novamente.

No retorno do evento a João Pessoa neste ano de 2015, a pianista Maria Luisa e a soprano Neti Szpilman vão interpretar as seguintes composições de Chiquinha Gonzaga: Abre-Alas, Anita, Machuca, Corte na Roça, Mulatinha, Meditação, A Feijoada Brasileira, Não Insista Rapariga, Lua Branca, Corta Jaca, Água da Fonte do Vintém, Tango Brasileiro para Piano, Beijo, Atraente, Flor Amorosa, e Valsa do Amor. Entre as canções, Maria e Neti vão fazer uma retrospectiva política e social da época, em um bate-papo com a plateia, revivendo acontecimentos da vida da maestrina.

Concurso

Além de ter a intenção de conquistar um público cada vez maior para a música erudita no Brasil, o idealizador informou que o projeto pretende resgatar a produção musical brasileira, promovendo um concurso voltado para a formação de jovens talentos de todo o país. O concurso oferece, entre outros prêmios, uma bolsa no valor de US$ 105 mil para estudos na James Madison University, em Virginia, nos Estados Unidos. As inscrições vão até o fim deste mês de março e estão sendo realizadas no site do ‘Música no Museu’.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.