Cultura

Projeto exibe filmes em van movida a energia solar de forma gratuita, no Cariri paraibano

Cabaceiras, a ‘Roliúde Nordestina’, recebe as sessões de cinema gratuitas neste sábado (8) e domingo (9).




Projeto exibe filmes em van movida a energia solar de forma gratuita, no Cariri paraibano / Foto: Divulgação

Neste sábado (8) e domingo (9), os moradores da cidade de Cabaceiras, no Cariri da Paraíba, terão acesso ao cinema de uma forma diferente, através do projeto “Cinesolar”. A iniciativa exibe filmes gratuitamente em uma van, que é movida a energia solar e possui cerca de cem assentos para o público em seu interior.

Além dos assentos, o veículo também possui telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção, som, e um estúdio de gravação. Nos locais de exibição, como em Cabaceiras, todos os equipamentos são retirados da van e o cinema é montado em locais públicos, como praças e quadras esportivas.

Neste sábado, acontecem as sessões de curta-metragens com temáticas relacionadas à sustentabilidade, das 18h às 19h, e no mesmo horário do domingo, o público poderá assistir o filme “Canta Maria”, que conta com nomes como Vanessa Giácomo, Francisco Carvalho, Eliete Cigarini, e é dirigido por Francisco Ramalho Jr.

A mostra Eco Estúdio Solar, uma exposição tecnológica sustentável, acontece durante as sessões de cinema. O público pode conferir, dentro da van, infográficos e monitores demonstram o funcionamento do carro, que é movido à energia solar.

O projeto

O “Cinesolar” acontece desde 2013, e de acordo com a organização do projeto, cerca de 210 mil pessoas já participaram das atividades oferecidas pela iniciativa em 520 cidades de 20 estados do Brasil. Já foram realizadas cerca de 1,3 mil seções com 75 longas-metragens e 100 curtas-metragens com temas socioambientais.

A cidade paraibana que recebe o “Cinesolar” é Cabaceiras, localizada a 166 km de João Pessoa, conhecida como “Roliúde Nordestina” por ser cenário de cerca de 30 produções audiovisuais, regionais e nacionais, como o “O Auto da Compadecida”, que está completando 20 anos de exibição neste início de 2020. 

Confira a programação completa

Sábado (8)

  • 18h: 1º exibição de curtas-metragens
  • 19h: 2º exibição de curtas-metragens
  • Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (em caso de chuva: Arraial Popular Liu dos 8 baixos – Avenida 4 de junho)

Domingo (9)

  • 18h: exibição de curtas-metragens
  • 19h: exibição do longa-metragem “Canta Maria”
  • Local: Bar do André (em caso de chuva: Grupo Escola da Tapera, na Comunidade da Tapera)


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.