Cultura

Projeto ‘De Repente na Rede’ fará homenagem à mulheres repentistas

A versão original, realizada todos os meses no Espaço Cultural, foi remodelada para a internet.




O projeto é coordenado pelo poeta declamador Iponax Vila Nova. Foto: Secom-PB

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza nesta quarta-feira (3), mais uma edição do ‘De Repente na Rede’, que é a versão virtual do projeto ‘De Repente no Espaço’, voltado para a valorização do repente e da poesia popular. Nesta primeira edição de março, a organização vai homenagear as mulheres. A transmissão será a partir das 19h, no canal da Funesc no Youtube, apresentada pelo poeta Iponax Vila Nova.

Com um ambiente predominantemente masculino, a poesia popular e a cantoria tem reunido várias vozes femininas nos últimos tempos. Dentre as homenageadas pelo projeto, estarão Minervina Ferreira, Fabiane Ribeiro, Santinha Maurício, Luzia dos Anjos, Maria Soledade, Rafaela Dantas, Lucinha Saraiva e Toinha Brito.

O projeto ‘De Repente no Espaço’ é realizado desde julho de 2015, mas precisou ser adaptado, por causa da pandemia do novo coronavírus. Em sua versão original, a poesia toma conta do Espaço Cultural na primeira quarta-feira de cada mês. O modelo presencial foi temporariamente suspenso e foi criado o ‘De Repente na Rede’, onde a cada semana um repentista nordestino é homenageado.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.