Cultura

Peça teatral encena em JP Dom Quixote para crianças

Musical "Dom Chicote Mula Manca & Zé Chupança", montado pelo Grupo Vem Art, está em cartaz em João Pessoa neste sábado (5) e domingo (6).



Grupo Vem Art
Grupo Vem Art
Grupo Vem Art adapta clássico Dom Quixote para musical infantil

Astier Basílio
Do Jornal da Paraíba

Há 404 anos, o espanhol Miguel de Cervantes revolucionaria a literatura ao escrever um romance que se tornaria uma referência e um clássico atravessando línguas, gerações: Dom Quixote.

Hoje, o público de João Pessoa terá a oportunidade de conferir a força e a atualidade desta fábula sobre a condição humana, por meio do musical Dom Chicote Mula Manca & Zé Chupança, espetáculo infantil montado pelo Grupo Vem Art, do Ceará, com adaptação de Oscar Von Phful e direção de Cláudia Valéria. A apresentação é neste sábado (5) e domingo (6), a partir das 17h, no Teatro Santa Roza.

Veja mais opções de lazer na Agenda Cultural.

O musical tem um público direcionado: crianças de quatro a dez anos de idade. Responsável pela produção executiva dos espetáculos do grupo, Moacyr José explica que o trabalho da companhia é muito voltado para as escolas. A chegada ao Dom Quixote se deu por sugestão dos professores. “Eles queriam que nós fizéssemos um espetáculo em que pudéssemos falar sobre violência e ecologia. Além do Von Phful, que fez uma bela adaptação desse clássico da literatura mundial”, explicou.

Em cena, seis atores interpretam 21 personagens. O uso da música auxilia bastante a recepção e ao andamento da montagem. Ao todo, são seis músicas executadas durante a apresentação. “É também uma maneira de nós usarmos outra linguagem, a dança, por meio das coreografias”, informa José.

Na avaliação de Moacyr José, com a utilização da música, a criança se envolve mais. “A música tem o poder de deixar a criança com a atenção mais acurada”.

Com um trabalho prévio junto às escolas, Moacyr relata que chega a deixar o CD com as músicas do espetáculo para que os estudantes tenham um contato mais intenso com o espetáculo. “É interessante que há momentos durante a apresentação que é possível ouvir as crianças fazendo coro com os atores. Dentre as músicas há sempre uma ou outra que despertam mais interesse e chamam mais a atenção deles”.

O espetáculo estreou em Fortaleza em março deste ano. Também já se apresentou em Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Sobral, Natal e Campina Grande. “É uma divertida comédia e como em nossos trabalhos anteriores, conta com uma bem cuidada produção, e aborda temas da atualidade como a preservação do meio ambiente, o desmatamento e a poluição das águas, e o combate à violência contra o homem e a natureza”, opina Moacir.

Depois de fazer sessões exclusivas para as escolas, as apresentações de hoje e de amanhã são abertas ao público em geral. “Estamos de portas abertas tanto para as crianças que queiram rever o espetáculo como para a comunidade em geral que queira assistir”.

O Grupo Vem Art está em atividade há 30 anos sempre trabalhando sob a perspectiva de um teatro pedagógico e voltado para o público infantil.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.