Cultura

Paraíba reforça tradição no audiovisual com seis festivais em 2011

Quatro festivais de cinema ainda devem acontecer no segundo semestre de 2011, sendo dois em João Pessoa, um em Campina Grande e outro em Congo.



Divulgação
Divulgação
Cineport acontece de 19 a 25 de setembro

Da Redação
Com Cartaz de Cinema

A Paraíba está fortalecendo sua tradição no audiovisual a cada ano. O ano de 2011 promete pelo menos seis festivais de cinema em terras paraibanas. Dois deles já aconteceram, a 4ª Mostra Interestadual do Audiovisual Paraibano, que chegou ao fim no último fim de semana, e o Curta Coremas, que aconteceu em abril.

O segundo semestre já tem quatro grandes festivais na programação. A 6ª edição do Comunicurtas UEPB, já tradicional em Campina Grande, acontece este ano de 29 de agosto a 3 de setembro, no Sesc Centro. O Festival é composto por palestras, mesas-redondas, oficinas e mostras competitivas de curta-metragem, vídeos publicitários e reportagens, além de mostras de filmes convidados de curta e longa-metragem. As inscrições de curtas para as mostras competitivas ainda estão abertas até o dia 30 de junho.

João Pessoa já sediou o Festival de Cinema de Países de Língua Estrangeira (Cineport) duas vezes e agora, em 2011, chegou a vez de sediar a 5ª edição do festival, que acontece de 19 a 25 de setembro. O prazo final para inscrição de filmes foi estendido para até o dia 15 de junho.

A 3ª edição do Cinecongo, o festival de cinema do Congo, exibe um painel de produções cinematográficas produzidas na Paraíba. A programação prevê a realização de oficinas, seminários, exibição de filmes, homenagens, debates, mostra de Cinema em escolas, shows e apresentações culturais. O festival acontece de 10 a 13 de novembro, no Auditório Municipal, no Centro da cidade de Congo.

O tradicional Fest Aruanda ainda não tem data definida, mas deve acontecer em dezembro desse ano trazendo oficinas, seminários, mostras, lançamentos literários, tudo relacionado ao melhor do cinema nacional para a Capital paraibana.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.