Cultura

OSMJP faz primeiro Concerto Oficial da Temporada neste sábado

Serão executadas obras de três grandes compositores europeus.




Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) – Estação Cabo Branco – foto Rafael Passos

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) faz o primeiro Concerto Oficial da Temporada 2018, neste sábado (3). A apresentação começa às 18h, no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, em Jaguaribe. A entrada é gratuita.

Nesta primeira apresentação do ano, a Orquestra Sinfônica Municipal será regida pelo maestro Laércio Diniz, seu regente titular. Serão executadas obras de três grandes compositores europeus: Edward Elgar, Wolfgang Amadeus Mozart e Felix Mendelssohn. O solista da noite será o clarinetista paraibano Eduardo Lima, que integra a OSMJP.

A primeira peça da noite será “Pompa e circunstância” – Marcha Op. 39, N. 1, do britânico Edward Elgar. É primeira de cinco marchas cujo nome é inspirado no terceiro ato de “Otelo” de William Shakespeare. Em 1905, Elgar recebeu, através da Universidade de Yale (EUA), um Doutoramento Honorário e a obra ficou conhecida como ‘Marcha da Graduação’, passando a ser tocada durante a entrada dos graduados no palco.

Depois será a vez do “Concerto para Clarinete e orquestra em Lá Maior K 622”, de Mozart, uma das últimas obras do compositor austríaco – e sua última obra instrumental –, dedicada a Anton Stadler, um exímio clarinetista e virtuoso da época, amigo. A obra, de extrema sofisticação e elegância, tem belos diálogos sonoros entre a orquestra e o solista.

Para encerrar, uma obra do compositor alemão Felix Mendelssohn, Sinfonia n. 3 em Lá Maior Op. 56 – “Escocesa”, que começou a ser escrita em 1830 e foi concluída em 1842.A sinfonia fez um enorme sucesso na estreia e o autor decidiu dedicá-la à Rainha Vitória, que admirava sua música.

Serviço

I Concerto Oficial da Temporada 2018

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna (R. Prof. Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, anexo ao TCE)

Data: Sábado (3)

Hora: 18h

Entrada gratuita


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.