Cultura

Os músicos e seus afetos

Espetáculo ‘Afetos Musicais’, do grupo de música barroca Camena será apresentado nesta quinta-feira (28) no Centro Cultural São Francisco. 




O Camena, grupo paraibano de música barroca, estreará hoje o espetáculo Afetos Musicais. O novo concerto será apresentado, às 20h, no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa.

O público também poderá conferi-lo na sexta-feira, em mesmo horário, e no domingo, às 18h. A entrada é franca.

“O grupo está sempre renovando o repertório. Nós preparamos um novo concerto a cada semestre e o mais recente é o Afetos Musicais, que traz obras dos séculos 16 e 17 em italiano e português, com aproximadamente 1h15 de duração”, afirma Heloísa Muller, uma das idealizadoras do Camena, que foi fundado em 1997 no Departamento de Música da UFPB.

O concerto é dirigido por Ibaney Chasin e traz ao palco os cantores Rafael Laurindo e Thiago Wesley acompanhados pelo cravo de Heloísa, o violino de Adriana Almeida, a sanfona de Helinho Medeiros, a percussão de João Victor Figuerêdo e a flauta de Anderson Azevedo.

Heloísa Muller antecipa um pouco do que o público pode esperar do espetáculo Afetos Musicais. “O grupo apresentará pela primeira vez peças do compositor napolitano Nicola Matteis, cujo legado é pouco difundido no Brasil. Um dos motivos pelos quais poucas pessoas o gravaram é o difícil acesso à sua obra, preservada em umas poucas bibliotecas”.

O repertório do concerto inclui os madrigais ‘Interrotte Speranze’ e ‘Il mio martir’, de Claudio Monteverdi; e ainda músicas de Luigi Rossi, Stefano Landi, Kapsberger e um vilancico português do século 16 extraído da coleção do Cancioneiro d’Elvas, uma das fontes mais importantes de música profana na Península Ibérica.

O grupo Camena desenvolve trabalho dedicado à pesquisa e prática da música histórica, buscando incorporar instrumentos e sonoridades normalmente vinculadas à música popular.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.