Cultura

O som visual de Naná

Percussionista pernambucano Naná Vasconcelos é atração nesta quarta-feira (28) no Festival Música do Mundo. Confira programação completa.



Divulgação
Divulgação
Naná traz na bagagem o repertório do show O Bater do Coração e do seu mais recente trabalho Sinfonia e Batuques

Nesta quarta-feira, no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, o percussionista pernambucano (e internacional) Naná Vasconcelos vai fazer jus ao nome do projeto que reúne artistas e grupos instrumentais do Brasil e de outros países: Música do Mundo.

Naná traz na bagagem o repertório do show O Bater do Coração e do seu mais recente trabalho, Sinfonia e Batuques (Coco Produções), disco que levou o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Raízes Brasileiras – Regional Nativa, conquistado no mês passado.

“A apresentação é construída com ‘potência visual’”, analisa o músico recifense. “Acredito que através do som você pode ‘ver’.

Se faço sons de selva, o público se sentirá entrando em uma selva”.

O experimentalismo constante do músico com instrumentos e sons será somado no palco com o carioca Lui Coimbra, que conheceu Naná há anos, entre as turnês de ambos pela Europa.

"Contamos uma história e criamos essa atmosfera de como estar dentro de uma floresta, um rio ou no meio do mar", define Coimbra, lembrando que haverá uma ponte estruturada com a liberdade de improviso no show de hoje.

Oito vezes consecutivas nomeado o melhor percussionista do mundo pela revista norte-americana Down Beat, Naná tira som até de instrumentos improvavéis, como na música ‘Batuque nas águas’, onde manipula o som do líquido (veja o clipe no QR Code abaixo).

Além de Naná e Coimbra, sobe ao palco montado nas areias de Tambaú o trombonista carioca Raul de Souza, que já tocou com nomes como Conrad Herwig, Lisa Ono, Selena Jones, Joyce Collins, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Milton Nascimento.

Outra atração da noite é a banda paraibana formada por suíços, o Néctar do Groove, que mistura jazz, funk, afrobeat e as raízes da música nordestina.

Serviço
• Música do Mundo. Terceira noite. Com Naná Vasconcelos e Lui Coimbra / Raul de Souza / Néctar do Groove. No Busto de Tamandaré (final da av. Epitácio Pessoa, divisa entre Tambaú e Cabo Branco, João Pessoa), a partir das 18h. Gratuito.
 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.