Cultura

Municípios da Paraíba e Ceará ganham coletânea de ensaios

Coletânea de ensaios sobre municípios cearenses e paraibanos será lançada neste sábado (17) em Campina Grande.




Vizinhos, a Paraíba e o Ceará dividem agora não apenas divisas e afinidades culturais, mas também as páginas dos livros. Sob o longo título de Cidades (Re)Inventadas: Sujeitos, Fontes e Histórias em cidades da Paraíba e do Ceará, uma coletânea de ensaios sobre municípios dos dois estados será lançada hoje, às 10h, no Colégio Cacildiva, no bairro da Liberdade, em Campina Grande.

Fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a obra foi organizada por Antônio Clarindo Barbosa de Souza e José Gomes Damasceno, professores das respectivas instituições de ensino superior.

Da equipe do JORNAL DA PARAÍBA, Silvana Torquato Fernandes está entre as oito autoras que participam desta reunião de artigos dos alunos dos programas de pós-graduação da UFCG e da UECE.

Segundo ela, seu artigo recebeu o título "Progresso e modernização em Campina Grande: da época de ouro do algodão até a consolidação do setor educacional" e foi baseado em sua dissertação.

Silvana é mestre em História pela UFCG e analisou, em sua pesquisa, a perda do status de Campina Grande como polo comercial e seu fortalecimento na área da educação, com o advento das universidades que se instalaram em seu perímetro no final do século 20.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.