Cultura

MinC promove oficinas na Paraíba

Oficinas do MinC serão voltadas para o público paraibano interessado em se inscrever nos editais de Cultura Negra.




A representação regional do Ministério da Cultura (MinC) no Nordeste já está em João Pessoa para ministrar uma oficina voltada ao público paraibano interessado em se inscrever nos editais de Cultura Negra da instituição.

A oficina será realizada nesta quarta-feira, às 9h, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep, no Centro). Ministram a oficina, gratuita, o assessor regional do MinC, Roberto Azoubel, e o representante regional da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Reinaldo Freire.

Segundo Freire, as oficinas têm caráter de qualificação: "Vamos tirar dúvidas e divulgar os editais entre a população afrodescendente da Paraíba no intuito de descentralizá-los", diz o representante da Funarte, que é natural de João Pessoa (egresso do movimento Musiclube) e atualmente reside entre Recife (PE) e Maceió (AL).

A atividade prevê o fornecimento de informações e a troca de ideias sobre os editais de Cultura Negra do MinC, que somam um valor de R$ 9 milhões distribuído nas áreas do audiovisual, artes, literatura e pesquisa acadêmica.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Entre os editais, que encerram suas inscrições no dia 25 de março, destacam-se o Edital de Apoio para Curta-Metragem – Curta Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual; o Prêmio Funarte de Arte Negra; o Edital para Seleção de Pontos de Leitura – Cultura Negra; e o Edital de Apoio a Pesquisadores Negros.

Promovidos por órgãos do MinC como a Funarte e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), em parceria com a Fundação Cultural dos Palmares (FCP) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), os editais estão abertos para a participação de brasileiros na faixa etária de 18 e 29 anos que se declararem voluntariamente negros e atuem nas áreas correspondentes.

A caravana do MinC chegou à Paraíba depois de passar pelas capitais da Bahia, Sergipe e Pernambuco. De João Pessoa, ela viaja para o Ceará, onde encerra sua temporada no Nordeste.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.