Cultura

Minc e PB preveem edital para 40 pontos de exibição de filmes

Ministério da Cultura e Governo do Estado lançam edital para o Cine Mais Cultura 2010, projeto de criação de salas de exibição de filmes em 40 municípios.




Da Redação
Com Secom-PB

O Ministério da Cultura (MinC) e o Governo da Paraíba lançam nesta quinta-feira (1º) o edital para o Cine Mais Cultura 2010, projeto de criação de salas de exibição de filmes em 40 municípios do Estado, com o objetivo de facilitar o acesso gratuito da população ao cinema.

O edital ainda não foi publicado, mas de acordo com a Secretaria de Comunicação, deve sair no Diário Oficial do Estado e nos sites do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br) e da Subsecretaria de Cultura de Estado da Paraíba (www.cultura.pb.gov.br).

Através do projeto, os dois governos vão fornecer gratuitamente um kit com equipamentos de projeção e disponibilizar um acervo de filmes e vídeos para serem exibidos durante um ano. Os contemplados ainda receberão treinamentos e orientações para montar as salas de cinema. Como contrapartida, os inscritos no projeto terão apenas que disponibilizar o local onde serem instalados os equipamentos e ocorrerá a veiculação do filme.

O projeto é destinado a localidades que não têm acesso ao cinema e nem às produções audiovisuais. Por isso, os municípios pequenos e as periferias dos centros urbanos estão convidados a participar.

Podem se inscrever no projeto, as prefeituras de cidades com mais de 20 mil habitantes e entidades privadas sem fins lucrativos, como associações de moradores, organizações não governamentais, bibliotecas comunitárias, escolas, sindicatos e cooperativas.

Elaboração de projetos

De acordo com o subsecretário de Cultura da Paraíba, David Fernandes, os candidatos terão que elaborar e escrever os projetos que serão analisados por uma comissão de profissionais do cinema. Os escolhidos irão participar de cinco dias de capacitação, quando serão ministradas oficinas sobre temas da área. Os trabalhos terão a parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e serão ministrados por membros dessa entidade.

Fernandes ainda afirmou que o Governo da Paraíba vai custear cerca de 30% dos recursos investidos nesse projeto. A estimativa é de que sejam aplicados cerca de R$ 600 mil nas atividades.

Ao todo, a meta do Ministério da Cultura é implantar 1.600 salas até dezembro de deste ano.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.